Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

UM PROCESSO PARA TOMADA DE DECISÃO (resumo do capitulo 7.)

Muitas vezes não tomamos decisões, não pelo fato de não sabermos o que queremos, mas sim porque na maioria das vezes não desenvolvemos nosso processo decisório. Para se tomar uma decisão não basta saber o que se quer, mas é necessário existir alguns fatores para alcançar o objetivo estabelecido, fatores tais, como: análise do objetivo e avaliação dos procedimentos possíveis para alcançar o mesmo. Inclusive a falta de planejamento faz a pessoa tomar decisões erradas, agindo única e exclusivamente pela compulsão sem analisar os fatores de risco, sem considerar o resultados das decisões anteriores.
Escolha entre alternativas e possibilidades, com o objetivo de equacionar e resolver problemas e/ou aproveitar oportunidades. Essa escolha se traduz numa ação de alocação  de recursos, que é reversível, apenas a custa de desperdício de recursos.


As regras mais indicadas para a tomada de decisões são:
  1. Tenha vontade de decidir;
  2. Não tome decisões desnecessárias; 
  3. Procures não decidir prematuramente; 
  4. Evite chegar a uma conclusão tarde demais.
Tenha sempre em mente que surpresa é imprescindível, reconheça que decisão raramente é um fato isolado, considere o fato de que uma decisão particular, implica outros fatores, admita a possibilidade de aplicar uma decisão ainda não perfeitamente simulada, saiba distinguir entre as decisões pessoais e profissionais, firme sempre uma posição em termos éticos, assegure – se da fidelidade dos canais de comunicação, nunca considere a rotina de decisões habituais como base para conclusões, seja astuto, evite tomar decisões que não possam ser executadas, a menos que possuam valores laterais.
Ou seja o administrador que deseja controlar bem sua empresa deve tomar muitas decisões importantes, mesmo que não o queira, pois é sua responsabilidade e não há como escapara dela. Tem que assumir a postura de um verdadeiro líder e caminhar rumo à diferença.

15 comentários:

  1. Em nossa vida sempre temos que tomar decisões, e sabemos que muitas das vezes isso não é fácil. Nas empresas isso não é diferente, mas muitas das vezes essas decisões podem interferir drasticamente no futuro da organização, então errar pode ser muito perigoso. Hoje a tecnologia pode ajudar muito na tomada de decisão, porém muitas das vezes o que vai ser decisivo é o conhecimento e experiência de negócio do administrador.

    Muito bom o texto, assunto importante para nós da área de Sistemas de Informação.

    ResponderExcluir
  2. Após ler o texto acredito que assim como eu, outros alunos iram relacionar o conteúdo com fatos ocorridos em nossas vidas. Aquele momento que você evitou tomar uma decisão por receio, falta de informação ou outro motivo.

    A importância que o planejamento tem na sua tomada de decisão é enorme e quando feito de maneira produtiva evita desperdício de recursos. Mesmo sendo impossível evitar qualquer surpresa, é possível e totalmente necessário assumir responsabilidades e tomar decisões drásticas na empresa.

    Como citado no texto, isso define um verdadeiro líder e destaca a diferença com os outros. Ótimo texto, pode parecer extenso mas é uma leitura rápida e bem informativa sobre o assunto, totalmente indispensável para um futuro profissional de TI.

    ResponderExcluir
  3. Neste texto o tema foi abordado de forma simples e direta,onde se entende bem o que foi citado no capitulo.A questão da tomada de decisão é e sempre será importante em qualquer organização,pois decisões mal tomadas, mal resolvidas ou mal planejadas podem geram sérios problemas.Gostei!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom texto, para se tomar uma decisão não basta saber o que se quer, mas é necessário existir alguns fatores para alcançar o objetivo estabelecido.

    ResponderExcluir
  5. Todos os dias, horas, minutos, segundos, tomamos decisões nem sempre acertamos em nossas decisões, se conseguirmos diminuir esses erros com esses processos em tomadas de decisões com certeza iremos ter mais confiança e certeza que estamos agindo da forma correta conseguindo ao menos atingir ou chegar o mais próximos do que precisamos.

    ResponderExcluir
  6. O texto influencia a pensarmos em nosso cotidiano e resume bem a cada decisão de escolha que tomamos sejam elas boas ou ruins e se pudéssemos aplicar esses processos em nossa vida seria muito mais fácil de resolver os problemas que enfrentamos.

    ResponderExcluir
  7. Todos os seres convivem com a tomada de decisão diariamente, com o texto podemos observar que existem algumas regras que são indicadas para a melhor tomada de decisão. Mesmo com uso de softwares que auxiliam na tomada de decisão você precisa estar atento a essas regras. Texto bem elaborado e muito bem formatado.

    ResponderExcluir
  8. Texto simplificado e objetivo, todas essas ticas são importante para a tomada de decisão e devem ser seguidas.

    ResponderExcluir
  9. Ótimas dicas que são cruciais na hora da tomada de decisão. Texto bem elaborado.

    ResponderExcluir
  10. Texto Simples e objetivo. Hoje em dia tomada de decisão refere-se ao processo de escolher o caminho mais adequado à empresa, em uma determinada circunstância, ou seja, qualquer decisão errada tomada na empresa, afetará ela no geral. Por isso devemos antes de tudo fazer um estudo, um processo de análise para tentar diminuir a chance de que a decisão que foi escolhida não seja a errada e acabe resultando em consequências negativas para a empresa.

    ResponderExcluir
  11. O texto deixa de forma clara que o responsável pelas tomadas de decisões não deixa de toma-las caso não queira, mas pelo contrário, que ele precisar ter vontade de tomar tais decisões, saber quando decidir e o que decidir, já que pode ser o destino da empresa que está em jogo.

    ResponderExcluir
  12. Nem sempre acertamos em nossas decisões! O texto aborda de forma clara e objetiva as tomadas de decisões. Faz-nos refletir sobre as decisões tomadas diante das situações ocorridas nas empresas, mostra o qual é importante toma decisões dentre das organizações.

    ResponderExcluir
  13. Para tomar um decisão a vários fatores que devemos analisar, essa decisão vai melhorar ou piorar o processo, não deve-se agir na hora, analisar todas as opções, o que acarretara a decisão. Então, antes de tomar uma decisão deve-se analisar toda a situação que acarretara mudança.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. O texto é muito bom. Mostra a importância da organização nas tomadas de decisões dentro da empresa para que não coloca-la em risco.

    ResponderExcluir