O Trade-off representa um conflito de escolha, é
uma decisão onde você precisa abrir mão de uma coisa em função de outra. De
forma simples, podemos dizer que quando um requisito melhora o outro piora. Por
exemplo, no projeto de um automóvel não da para o conceito do produto ser ao
mesmo tempo velocidade e também capacidade de transportar cargas. Quanto mais
cargas o automóvel transportar mais lento ele será. Quem corre mais, uma
Ferrari ou um caminhão? Quem transporta mais cargas? .
Na vida existem muitos trade-off ' s
e nas empresas não é diferente .No projeto de um produto ou de um processo de
operações muitos trade-off´s aparecem e a equipe precisa decidir qual caminho
seguir. Perguntas como: Vamos possuir serviços de luxo ou serviços econômicos?
O que o meu público alvo espera? O que os meus concorrentes já estão
fornecendo? Quais as oportunidades o mercado oferece?
Quem não se lembra do caso recente da
Gol quebrando paradigmas no mercado de aviação brasileiro? Mais um exemplo de
trade-off. O que os clientes precisavam: Custo ou Diferenciação? Quando a Gol
entrou no mercado percebeu que muitos potenciais clientes no Brasil não voavam
devido aos preços elevados das viagens, com tantos serviços incluídos no pacote
o preço não atendia a muitas pessoas. A Gol reprojetou o serviço para atender a
essa classe e o resultado foi um sucesso. O que ocorreu depois foi o Efeito Gol
onde todas as demais empresas do setor se remodelaram também. Elas perceberam
que a importância do custo para os clientes era alta e
que a Gol passou a ter o melhor desempenho no
mercado, era hora das demais empresas se reestruturarem ou perder fatias
significativas no mercado.
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