CONTROLES: O EQUILÍBRIO ENTRE A EFICÁCIA E A EFICIÊNCIA (resumo do cap.8)
O ambiente das
organizações vem demandando, cada vez mais, medidas e técnicas para um maior
controle e, consequentemente, obter um equilíbrio dentro dos processos. O
equilíbrio das organizações irá envolver todas as áreas, caracterizando como um
processo contínuo e integrado para a tomada de decisões. Constata-se que
tudo o que é feito dentro de uma organização, a ação em si, está associado ao
conceito de eficiência, enquanto que aquilo que é alcançado, o resultado, está
relacionado à eficácia.Enquanto que eficiência significa fazer bem e
corretamente, empregar do melhor modo os recursos disponíveis, eficácia
significa, simplesmente, atingir objetivos e resultados. Normalmente, processos eficientes
(eficiência), levam aos resultados desejados (eficácia), mas pode-se fazer certo
as coisas erradas, o que representaria eficiência, mas não a eficácia.Quando
se procura compreender a relação entre as organizações e o ambiente externo,
chega-se à conclusão de que elas são sistemas abertos, ou seja, mantém uma
dinâmica interação com seu meio ambiente, sejam clientes, fornecedores,
concorrentes, entidades sindicais, órgãos governamentais e outros agentes
externos.
Uma organização ideal seria ao mesmo tempo
eficaz e eficiente, de modo que as suas ações aplicadas aos recursos obtenham o máximo de
aproveitamento. Uma vez que esse conjunto de ações fosse eficiente, obteriam
êxito na conquista de um objetivo maior, ou seja, a meta, essa por sua vez, se
fosse alcançada provaria que a organização foi eficaz ao planejar, organizar,
dirigir e controlar.
Quando se fala em eficiência, está se falando em produtividade, em fazer mais com o mínimo de recursos possíveis A eficácia é o grau em que os resultados de uma organização correspondem às necessidades e aos desejos do ambiente externo.
ResponderExcluirApesar do texto ser curto,tornando se uma leitura rápida, ele é bem objetivo e claro quando se fala sobre a eficiência e a eficácia.Nele diz como se ter um equilíbrio e um controle entre ambas e como ter um maior aproveitamento.Bom!
ResponderExcluirComo texto afirma, o ideal é sempre ser Eficiente e também Eficaz! Ou seja, tem que sempre ser feito da melhor forma, e atingindo os objetivos.
ResponderExcluirTexto curtinho, porém explica o que é proposto no capitulo 8!
Muito bom ter um texto curto sobre um tema tão abrangente como eficácia e eficiência. Eficácia e eficiência são coisas diferentes mas um completa o outro e é conseguindo os dois que todo o planejamento, a organização, o controle e os processos gerados a conduzem ao seu objetivo. Para a empresa, no fim compensa o esforço.
ResponderExcluirBom texto , a eficiência consiste nos meios pelos quais chegamos a um resultado, a eficácia é o objetivo alcançado.
ResponderExcluirTexto bem direto e esclarecedor, sem muitos rode-os, focou sem excesso ao ponto do capitulo. Eficiência e eficacia são distintos, porém tem que andar juntos para se ter o resultado esperado. Gostei, muito bem elaborado!
ResponderExcluirA eficiência e a eficácia anda em conjunto, de nada resolve um andar forma desequilibrada, conseguindo manter os dois em equilíbrio a chances de sucesso é grande.Vale parar e analisar se a soluções implantadas estão sendo eficientes e eficaz no que foi proposto.
ResponderExcluirA literatura sobre o texto elaborado foi direto no ponto certo esclarecendo as diferenças entre eficiência e eficacia e no que eles são importantes.
ResponderExcluirTodas as empresas têm como objetivo gerar lucros, para isso elas apostam em eficiência e eficácia que foram bem definidas no texto. Texto poderia estar melhor formatado já que percebi que contem mais de um tipo de letra em um mesmo parágrafo, porem não interferiu no entendimento do mesmo.
ResponderExcluirApesar do texto ser curto, ele é bem objetivo e claro quando se fala sobre a eficiência e a eficácia, pois foi direto esclarecendo as diferenças entre eficiência e eficácia e no que eles são importantes, conseguindo manter os dois em equilíbrio a chances do sucesso é grande e vale parar e analisar se a soluções implantadas estão sendo eficientes e eficaz no que foi proposto.
ResponderExcluirTexto bem objetivo, a eficacia e a eficiência devem andar juntas sempre. pois uma sem a outra não dará o resultado desejado.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirTexto curto mas com a quantidade necessária de informações para entender a importância da eficiência e eficácia em uma empresa. Texto com tipos de fontes diferente.
ResponderExcluirEficiência e eficácia trabalham em conjunto, porém não são a mesma coisa.
ResponderExcluirMuitos tem dificuldade em separas as duas coisas e o texto explica de forma simples e clara o que é cada uma.
O texto mostra a importância de se ter um equilíbrio entre eficácia e eficiência, pois a empresa que possui somente um deles não irá alcançar o sucesso planejado, por exemplo, produzir com eficiência(processos executados corretamente) e não atingir a eficácia(objetivo) não proporcionará os resultados procurados, e vice-versa.
ResponderExcluirTexto bem objetivo e claro, o equilíbrio e fundamental para uma organização, tornando a empresa eficiente e eficaz. Diminuindo os erros. Todas as áreas conectadas trabalhando junto para um produto final com qualidade e rapidez.
ResponderExcluirTexto muito bom, eficiência e eficacia são muito importantes dentro de uma empresa pois, se não houver eficiência da equipe para poder atingir a eficacia dentro de uma empresa não se tem bons resultado podendo prejudicar a todos que estão dentro dela.
ResponderExcluir