Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

CONTROLES: O EQUILÍBRIO ENTRE A EFICÁCIA E A EFICIÊNCIA  (resumo do cap.8)







O ambiente das organizações vem demandando, cada vez mais, medidas e técnicas para um maior controle e, consequentemente, obter um equilíbrio dentro dos processos. O equilíbrio das organizações irá envolver todas as áreas, caracterizando como um processo contínuo e integrado para a tomada de decisões. Constata-se que tudo o que é feito dentro de uma organização, a ação em si, está associado ao conceito de eficiência, enquanto que aquilo que é alcançado, o resultado, está relacionado à eficácia.Enquanto que eficiência significa fazer bem e corretamente, empregar do melhor modo os recursos disponíveis, eficácia significa, simplesmente, atingir objetivos e resultados. Normalmente, processos eficientes (eficiência), levam aos resultados desejados (eficácia), mas pode-se fazer certo as coisas erradas, o que representaria eficiência, mas não a eficácia.Quando se procura compreender a relação entre as organizações e o ambiente externo, chega-se à conclusão de que elas são sistemas abertos, ou seja, mantém uma dinâmica interação com seu meio ambiente, sejam clientes, fornecedores, concorrentes, entidades sindicais, órgãos governamentais e outros agentes externos.
Uma organização ideal seria ao mesmo tempo eficaz e eficiente, de modo que as suas ações  aplicadas aos recursos obtenham o máximo de aproveitamento. Uma vez que esse conjunto de ações fosse eficiente, obteriam êxito na conquista de um objetivo maior, ou seja, a meta, essa por sua vez, se fosse alcançada provaria que a organização foi eficaz ao planejar, organizar, dirigir e controlar.





17 comentários:

  1. Quando se fala em eficiência, está se falando em produtividade, em fazer mais com o mínimo de recursos possíveis A eficácia é o grau em que os resultados de uma organização correspondem às necessidades e aos desejos do ambiente externo.

    ResponderExcluir
  2. Apesar do texto ser curto,tornando se uma leitura rápida, ele é bem objetivo e claro quando se fala sobre a eficiência e a eficácia.Nele diz como se ter um equilíbrio e um controle entre ambas e como ter um maior aproveitamento.Bom!

    ResponderExcluir
  3. Como texto afirma, o ideal é sempre ser Eficiente e também Eficaz! Ou seja, tem que sempre ser feito da melhor forma, e atingindo os objetivos.

    Texto curtinho, porém explica o que é proposto no capitulo 8!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom ter um texto curto sobre um tema tão abrangente como eficácia e eficiência. Eficácia e eficiência são coisas diferentes mas um completa o outro e é conseguindo os dois que todo o planejamento, a organização, o controle e os processos gerados a conduzem ao seu objetivo. Para a empresa, no fim compensa o esforço.

    ResponderExcluir
  5. Bom texto , a eficiência consiste nos meios pelos quais chegamos a um resultado, a eficácia é o objetivo alcançado.

    ResponderExcluir
  6. Texto bem direto e esclarecedor, sem muitos rode-os, focou sem excesso ao ponto do capitulo. Eficiência e eficacia são distintos, porém tem que andar juntos para se ter o resultado esperado. Gostei, muito bem elaborado!

    ResponderExcluir
  7. A eficiência e a eficácia anda em conjunto, de nada resolve um andar forma desequilibrada, conseguindo manter os dois em equilíbrio a chances de sucesso é grande.Vale parar e analisar se a soluções implantadas estão sendo eficientes e eficaz no que foi proposto.

    ResponderExcluir
  8. A literatura sobre o texto elaborado foi direto no ponto certo esclarecendo as diferenças entre eficiência e eficacia e no que eles são importantes.

    ResponderExcluir
  9. Todas as empresas têm como objetivo gerar lucros, para isso elas apostam em eficiência e eficácia que foram bem definidas no texto. Texto poderia estar melhor formatado já que percebi que contem mais de um tipo de letra em um mesmo parágrafo, porem não interferiu no entendimento do mesmo.

    ResponderExcluir
  10. Apesar do texto ser curto, ele é bem objetivo e claro quando se fala sobre a eficiência e a eficácia, pois foi direto esclarecendo as diferenças entre eficiência e eficácia e no que eles são importantes, conseguindo manter os dois em equilíbrio a chances do sucesso é grande e vale parar e analisar se a soluções implantadas estão sendo eficientes e eficaz no que foi proposto.

    ResponderExcluir
  11. Texto bem objetivo, a eficacia e a eficiência devem andar juntas sempre. pois uma sem a outra não dará o resultado desejado.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Texto curto mas com a quantidade necessária de informações para entender a importância da eficiência e eficácia em uma empresa. Texto com tipos de fontes diferente.

    ResponderExcluir
  14. Eficiência e eficácia trabalham em conjunto, porém não são a mesma coisa.
    Muitos tem dificuldade em separas as duas coisas e o texto explica de forma simples e clara o que é cada uma.

    ResponderExcluir
  15. O texto mostra a importância de se ter um equilíbrio entre eficácia e eficiência, pois a empresa que possui somente um deles não irá alcançar o sucesso planejado, por exemplo, produzir com eficiência(processos executados corretamente) e não atingir a eficácia(objetivo) não proporcionará os resultados procurados, e vice-versa.

    ResponderExcluir
  16. Texto bem objetivo e claro, o equilíbrio e fundamental para uma organização, tornando a empresa eficiente e eficaz. Diminuindo os erros. Todas as áreas conectadas trabalhando junto para um produto final com qualidade e rapidez.

    ResponderExcluir
  17. Texto muito bom, eficiência e eficacia são muito importantes dentro de uma empresa pois, se não houver eficiência da equipe para poder atingir a eficacia dentro de uma empresa não se tem bons resultado podendo prejudicar a todos que estão dentro dela.

    ResponderExcluir