Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Seleção de projetos de Tecnologia da Informação com enfoque 
estratégico: um estudo de caso 

Este artigo procura analisar, por meio de um estudo de caso, a seleção de projetos de Tecnologia da Informação segundo uma abordagem de Gestão de Projetos, considerando os objetivos estratégicos da organização, os riscos associados e a utilização dos recursos, levando a organização a ter um diferencial competitivo no mercado em que ela está inserida.
Para avaliar o uso e a aplicação da Tecnologia de Informação aliado ao possível  diferencial de competitividade advinda da utilização de Gestão de Projetos em TI, a abordagem metodológica adotada para o desenvolvimento da pesquisa tratada neste artigo foi a de estudo de caso.
As informações foram obtidas através do Plano Estratégico da empresa e do Plano Estratégico da área de TI, considerando os vários tipos de projetos.
Após análises, podemos perceber que quanto mais a seleção dos projetos de Tecnologia da Informação tiver aderência ao planejamento estratégico da empresa, mais competitiva a empresa se torna em relação aos seus concorrentes.
Portanto, o ápice na Gestão de Projetos é a correta seleção dos projetos a serem desenvolvidos. Eles deverão levar em consideração o Planejamento Estratégico da organização, classificando, assim, a Gestão de Projetos em Tecnologia da Informação um diferencial competitivo para a Organização.
Uma das primeiras propostas para o problema de seleção e priorização de projetos de TI foi o método dos Fatores Críticos de Sucesso (FCS), proposto por Rockart (1979). Esse método, que ainda é amplamente utilizado, foca, principalmente, os sistemas de informação gerenciais e executivos, e é baseado na definição, por parte dos altos executivos, das atuais necessidades representadas pelos FCS. Rockart (1979) define FCS como as áreas onde um resultado satisfatório “garante o sucesso do desempenho competitivo da organização”. O autor afirma que os principais FCS podem ser identificados na estrutura do setor, na estratégia competitiva, na posição da indústria, na localização geográfica e nos fatores ambientais e temporais. Embora tenha sido concebido primariamente para definição de sistemas de informação, esse método apresenta importante impacto nas práticas gerenciais e de planejamento estratégico.
A seleção de projetos de TI deve considerar, simultaneamente, aspectos relacionados à eficiência (uso dos recursos) e à eficácia (obtenção de resultados para a organização), além de analisar seus riscos. Esse critério é muito importante em mercados altamente competitivos de economia globalizada.
Nome: Jose Diogo Ferreira Luiz RA: 517117

Nenhum comentário:

Postar um comentário