A função da TI na organização pode variar entre um simples
suporte administrativo até uma posição estratégica. As organizações líderes nas
disputas do mercado são, principalmente, as que trabalham com TI. Por causa desses
modelos de organizações houve um crescimento significativo dos investimentos em
TI na última década. Esses investimentos ajudaram os gerentes de TI a
utilizarem um conjunto de conceitos, ferramentas e técnicas para melhorar o
desempenho dos projetos e para avaliarem a eficiência desses projetos de TI de
acordo com os prazos, custos e qualidade.
Nos primeiros estágios de uso de computadores nas empresas, a
capacidade limitada de hardware
e de software
restringia de forma bastante intensa as
possibilidades das aplicações de TI. Com o desenvolvimento tecnológico, o leque
de possibilidades foi ampliado e uma gama de novas alternativas de aplicações
de TI tornou-se possível.
Anteriormente os projetos eram classificados, por Farbey (1995),
em 8 tipos diferentes, no estudo de caso de (Yin, 1991; Claver et al., 2000)
esse numero foi reduzido para 4 tipos, são eles: obrigatórios, infra-estrutura,
incremental e exploratórios.
Os gerentes de TI possuem vários problemas na gestão de
portfólios e projetos, mas com métodos que consideram a eficácia, eficiência e
riscos do projeto é possível apresentar uma forma de os gerentes sistematizarem
suas idéias e refletirem sobre os projetos de TI e os impactos dos mesmos relacionados
com aquilo que é importante para a empresa.
Rodrigo Ribeiro Zacariotto
RA: 517093
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