Payback Direto
O grande desafio das organizações de TIC (tecnologia da informação e
comunicação) é a redução de despesas operacionais (Opex) e a real contribuição
para aumento da receita da organização. A redução de despesas está associada à
busca constante de eficiência operacional, inovação e quebra de paradigmas
organizacionais e tecnológicos. Uma ação estratégica que as organizações de TIC
estão buscando é a adoção de serviços por demanda, ou seja, buscando flexibilidade
para atender as demandas organizacionais crescentes e podendo se adequar
rapidamente em períodos de retração dos negócios. Essa estratégia também atende
ao desafio de reduzir os custos fixos das organizações de TI. O amadurecimento
do mercado e a competição estão viabilizando cada vez mais o uso de serviços ou
invés de aquisição de ativos. Um exemplo são as iniciativas dos fornecedores de
software de oferecer softwares como serviços (SaaS – Software as a Services). A contribuição da TIC para o aumento da receita está baseada na velocidade que os projetos de tecnologia são implantados com custos aderentes as necessidades do negócio e do mercado. A solução é o desenvolvimento de plataformas de software e hardware adaptativos e o uso de arquiteturas que permitam a integração rápida de soluções, como por exemplo, a tecnologia SOA – Services Oriented Architecture. Segue alguns comentários para ajudá-lo na identificação de oportunidades de redução de custos:
1. Reveja seus planos de upgrade do seu parque de PCs (desktops e notebooks) para o Windows Vista associado com a substituição dos atuais equipamentos. Algumas empresas estão adiando a migração para obterem economia no curto prazo, porém isso pode esconder custos de manutenção e suporte. O TCO – Total Cost Ownership – pode crescer pelo aumento dos custos de manutenção e perda de produtividade do pessoal. Adiar a troca de equipamentos pode-se perder a oportunidade de uso dos novos computadores que consumem menos energia com custos menores de operação. Tipicamente, podemos considerar a troca de notebooks a cada três anos e desktops a cada quatro anos, levando em consideração algumas áreas de grande demanda de processamento (engenharia e finanças, por exemplo) que devem ter ciclos menores de substituição.
2. Avalie a substituição de links de dados dedicados ou com tecnologia Frame Relay por redes MPLS e VPNs através da Internet, principalmente em organizações de médio porte. Considere o uso da tecnologia de transmissão DLS para escritórios remotos, a redução de gastos é significativa.
3. Analise os contratos de serviços e manutenção, principalmente de serviços considerados commodities. A competição está reduzindo o custo dos serviços em percentuais significativos. Não tenha receio de trocar de fornecedor, atualmente os serviços são similares.
4. Reveja continuamente suas contas de telefonia fixa e móvel. É comum pela complexidade da tarifação desses serviços existirem pagamentos indevidos. Existem softwares e serviços no mercado que ajudam na identificação de pagamentos fora das regras da ANATEL.
5. Migre sua estrutura de telefonia interna e externa para VoIP. Um canal de 2Mbps, utilizado para a conexão de PABXs tradicionais, suporta 30 canais de voz simultaneamente utilizando uma banda de 64kbps para cada chamada. Um serviço de VoIP utiliza apenas 8kbps por chamada com qualidade compatível, ampliando o número de conexões simultâneas e, conseqüentemente, reduzindo o tamanho e custo da infra-estrutura e despesas.
6. Substitua os antigos acessos remotos de linha discada por conexões Wi-Fi através de hot spots, disponíveis em aeroportos, restaurantes, hotéis e locais de eventos em alguns casos esses serviços são oferecidos de forma gratuita.
7. Expanda o uso de smartphones, Blackberrys e PDAs para acesso a e-mails, aprovações de solicitações internas e consulta de informações, além de reduzir os gastos aumenta-se a produtividade do pessoal.
8. Analise o outsourcing da sua infra-estrutura de e-mail. A manutenção e gerenciamento das contas de e-mail de sua empresa podem estar acima dos valores cobrados pelo mercado. Considere um estudo de TCO e avalie as oportunidades, inclua serviços de anti-spam e antivírus.
9. Corte os custos de viagens utilizando vídeo conferência e serviços de colaboração remota. Para usuários de grandes empresas considere a implantação de uma infra-estrutura interna com o uso de um MCU, equipamento que permite vídeo conferencia com vários participantes simultaneamente; Implante salas de vídeo conferência e uso de câmeras individuais de baixo custo em notebooks.
10. Reduza seu inventário de TIC. Elimine tudo aquilo que a organização não usa mais, incluindo hardware, software e serviços. A manutenção desses ativos implica em custos de manutenção, documentação e alocação de recursos para armazenamento e controle além de ficar exposto a auditorias sobre a eficiência da área de TIC.
11. Reduza seus custos e investimentos em BI – Business Intelligence – implantando soluções baseadas no conhecimento do pessoal da área de TIC e das áreas de negócios evite implantar soluções cara se o pessoal está no inicio da curva de aprendizado. Você estará implantando uma solução sofisticada com pouco retorno de investimento devido às limitações do pessoal de analisar informações mais complexas.
12. Reavalie sua estratégia de contingência do datacenter, verifique o custo beneficio dos parâmetros de RTO e RPO (Recovery Time Objective e Recovery Point Objective, respectivamente). Esses parâmetros definem o quão rápido um serviço deve voltar a funcionar após um defeito critico. Quanto menor esses parâmetros maiores serão os gastos em infra-estrutura e despesas de manutenção.
Uma breve Analise
Na maioria das vezes o que toda empresa espera quando se investe em TI, é redução de custos. Por isso é muito importante sempre levar isso em consideração durante planejamento de um novo projeto, para que no final do projeto a empresa tenha o retorno do valor investido, e não prejuízo!
ResponderExcluirTexto bom!
Esse é o "sonho americano" de toda empresa, diminuir custos e aumentar sua receita. E esse não é um sonho fácil de se alcançar, mas não impossível e é para isso que a TIC contribui.
ResponderExcluirInvestimento em TI é sempre feito aguardando-se um retorno imenso, nem sempre é assim e por isso é essencial considerar o planejamento do projeto com base nos fatores ou comentários demonstrados no texto.
Um bom ou mal planejamento é a diferença entre retorno para empresa ou gerenciar prejuízo.
Para conseguir aumento dos lucros, as empresas têm sempre duas opções: aumento de receita ou diminuição de custos. Às vezes, algumas conseguem ambos os objetivos, o que é bem mais difícil.Porém a tecnologia está ai disponível mais uma vez pra ajudar a solucionar esses problemas,como ferramentas de planejamento por exemplo.
ResponderExcluirGostei deste texto!
Bom texto, qual empresa que não quer redução de custo e o aumento na receita !
ResponderExcluirDiminuir custos e aumentar receitas, sonho de toda empresa, com a tecnologia disponível hoje, torna-se o caminho muito mais curto para se chegar ao exito desses dois objetivos. O planejamento também é uma ferramenta importante para encurtar caminhos, muito bom o texto. Gostei!
ResponderExcluirTexto bem explicativo no qual toda empresa sonha em ter tanto lucro com tao pouco custo, analisa os objetivos a seguir para conseguir tal ato.Muito bom.
ResponderExcluirA grande “missão” dos profissionais de TI é a redução de custo sem a redução da qualidade do produto ou serviço prestado. O texto ainda da algumas dicas para ajudar na identificação de redução dos custos. Texto abordou bem o assunto.
ResponderExcluirNão é fácil conseguir a redução de custos e aumentar a receita, mais com certeza é muito bom para qual quer empresa que isso aconteça.
ResponderExcluirToda empresa quer altos lucros ligados com baixos custos.
ResponderExcluirAfinal, quem não quer?
Porém é muito importante saber administrar tal tarefa.
Oferecer um melhor produto ou serviço de maneira eficiente e eficaz faz toda a diferença.
Certamente, toda empresa quer aumentar o lucro, para isso é necessário reduzir os custos ou amentar a receita, ou então os dois, a TIC ajuda a alcançar esse objetivo. Não é algo a curto prazo, pode demorar um pouco para se ver o retorno, pois é necessário realizar um bom planejamento e "gastar um pouco" para implantar toda tecnologia e processos que serão feitos afim de atingir o objetivo.
ResponderExcluirQuem nunca sonhou em aumenta os lucros de sua empresa! Porem nunca foi fácil reduzi os custos e aumenta o lucro, se a empresa não obtiver um melhor produto (serviço) de forma eficiente e eficaz não terá ótimos lucros. E o texto mostra isso de forma objetiva, vale à pena ler!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAs empresas querem reduzir custos usando o TIC e com isso aumentar os seus lucros. Texto muito bom e organizado!
ResponderExcluirSempre analisar as contas mensais da empresa, evitandos gastos desnecessários para reduzir custos e aumentar o lucro. Pensar mais a frente com tecnologias novas, porém analisando se o investimento vale a pena.
ResponderExcluirO sonho de todas as empresas é diminuir os custos e aumentar os lucros porém e difícil mais não impossível. Muito bom o conteúdo do texto.
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