GESTÃO ESTRATÉFICA E A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: EM UM NOVO CONCEITO DE ORGANIZAÇÃO COMPETITIVA
A atual economia mundial está vivendo um momento de profundas transformações, em
que se opera a mais inovadora das revoluções já experimentadas. O ambiente e as
formas de gestão das organizações vêm sendo completamente modificados em
decorrência da transformação dos valores e das mudanças tecnológicas e
demográficas ocorridas nos últimos anos. O ambiente empresarial está mudando
continuamente, tornando-se mais complexo e menos previsível, e cada vez mais
dependente de informação e de toda a infra-estrutura tecnológica que permite o
gerenciamento de enormes quantidades de dados.
A
tecnologia está gerando grandes transformações, que estão ocorrendo a nossa
volta de forma ágil e sutil. É uma variação com conseqüências fundamentais para
o mundo empresarial, causando preocupação diária aos empresários e executivos
das corporações, com o estágio do desenvolvimento tecnológico das empresas e/ou
de seus processos internos. A convergência desta infra-estrutura tecnológica
com as telecomunicações que aniquilou as distâncias, está determinando um novo
perfil de produtos e de serviços.
Com o
desenvolvimento da Sociedade do Conhecimento, novas formas de pensar,
diferentes daqueles valores emergentes da época da industrialização estão
surgindo, pois as máquinas que antes apenas substituíam a força física, agora complementam
a capacidade mental do ser humano, ou seja, o modo de produção de bens vem
sendo substituído pelo modo de produção do conhecimento.
Dessa forma, as
organizações começaram a valorizar um recurso primordial para sua
sobrevivência: a informação. As empresas diagnosticaram que pela gestão da
informação tornaram-se competitivas, organizadas e aptas a responder às
mudanças exigidas pelo cenário econômico mundial.
O real desafio
das instituições não é identificar a mudança a qual se adaptar, e sim, entender
e avaliar corretamente o escopo dessas mudanças para que possam também
planejá-las, pois, as organizações além de serem produtos do meio em que
existem, também são agentes de mudanças.
Sistemas de Informação - SI
Tendo em vista
que a economia industrial está sendo substituída pela economia da informação e,
neste tipo de economia a concorrência é caracterizada pela maneira eficaz de
utilização das informações, é necessário que as organizações utilizem o Sistema
de Informação - SI como uma ferramenta estratégica fundamental que irá
destacá-la pelos ganhos de qualidade e produtividade, na realização de seus
objetivos e de sua missão.
A distinção
entre dado, informação e conhecimento é imprescindível para o melhor
entendimento do funcionamento de um sistema de informação. Oliveira define que
“dado é qualquer elemento identificado em sua forma bruta que por só não
conduz a uma compreensão de determinado fato ou situação” (1996). A
partir do dado transformado, obtém-se a informação, o que habilitará que a
empresa a alcançar seus objetivos pelo uso eficiente dos recursos, permitindo,
através de seu gerenciamento, a tomada de decisões.
Para gerar uma
informação pela relação estabelecida entre dados, exige-se conhecimento. No
entanto, Stair afirma que "conhecimento é o corpo ou as regras, diretrizes
e procedimentos usados para selecionar, organizar e manipular os dados, para
torná-los úteis para uma tarefa específica" (1998).
Portanto, o Sistema de Informação é um
mecanismo de apoio à gestão, desenvolvido com base na tecnologia de informação
e com o suporte da informática para atuar como condutores das informações,
visando facilitar, agilizar e otimizar o processo decisório nas organizações.
Um sistema de
informações é uma soma estruturada de elementos. Segundo Stair (1996) os
sistemas de informações fornecem um mecanismo de feedback, onde as
informações inter-relacionadas que coletam (entrada), manipulam, armazenam
(processo) e disseminam (saída) os dados e informações.
Campos Filho
(1994) explicita que a informação (dados formatados, imagens e textos),
relacionados com os recursos humanos, a automação e as práticas de trabalhos
(métodos utilizados) são componentes que permitem o melhor atendimento aos
objetivos de uma organização.
Portanto, um
sistema de informações deve ser flexível e responsivo, possibilitando agilidade
no ajustamento a novas estratégias e estilos de gestão, produzindo informações
confiáveis e realmente necessárias em tempo hábil, além de qualidade nos
resultados produzidos. Estes fatores são determinantes para um uso eficiente e
rentável, de modo que os custos justifiquem os benefícios oferecidos.
Felippe Victorino Ribeiro
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