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domingo, 7 de setembro de 2014

GESTÃO ESTRATÉGICA E A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: EM UM NOVO CONCEITO DE ORGANIZAÇÃO COMPETITIVA

GESTÃO ESTRATÉFICA E A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: EM UM NOVO CONCEITO DE ORGANIZAÇÃO COMPETITIVA


A atual economia mundial está vivendo um momento de profundas transformações, em que se opera a mais inovadora das revoluções já experimentadas. O ambiente e as formas de gestão das organizações vêm sendo completamente modificados em decorrência da transformação dos valores e das mudanças tecnológicas e demográficas ocorridas nos últimos anos. O ambiente empresarial está mudando continuamente, tornando-se mais complexo e menos previsível, e cada vez mais dependente de informação e de toda a infra-estrutura tecnológica que permite o gerenciamento de enormes quantidades de dados.
A tecnologia está gerando grandes transformações, que estão ocorrendo a nossa volta de forma ágil e sutil. É uma variação com conseqüências fundamentais para o mundo empresarial, causando preocupação diária aos empresários e executivos das corporações, com o estágio do desenvolvimento tecnológico das empresas e/ou de seus processos internos. A convergência desta infra-estrutura tecnológica com as telecomunicações que aniquilou as distâncias, está determinando um novo perfil de produtos e de serviços.
Com o desenvolvimento da Sociedade do Conhecimento, novas formas de pensar, diferentes daqueles valores emergentes da época da industrialização estão surgindo, pois as máquinas que antes apenas substituíam a força física, agora complementam a capacidade mental do ser humano, ou seja, o modo de produção de bens vem sendo substituído pelo modo de produção do conhecimento.
Dessa forma, as organizações começaram a valorizar um recurso primordial para sua sobrevivência: a informação. As empresas diagnosticaram que pela gestão da informação tornaram-se competitivas, organizadas e aptas a responder às mudanças exigidas pelo cenário econômico mundial.

O real desafio das instituições não é identificar a mudança a qual se adaptar, e sim, entender e avaliar corretamente o escopo dessas mudanças para que possam também planejá-las, pois, as organizações além de serem produtos do meio em que existem, também são agentes de mudanças.



Sistemas de Informação - SI

Tendo em vista que a economia industrial está sendo substituída pela economia da informação e, neste tipo de economia a concorrência é caracterizada pela maneira eficaz de utilização das informações, é necessário que as organizações utilizem o Sistema de Informação - SI como uma ferramenta estratégica fundamental que irá destacá-la pelos ganhos de qualidade e produtividade, na realização de seus objetivos e de sua missão.
A distinção entre dado, informação e conhecimento é imprescindível para o melhor entendimento do funcionamento de um sistema de informação. Oliveira define que “dado é qualquer elemento identificado em sua forma bruta que por só não conduz a uma compreensão de determinado fato ou situação” (1996). A partir do dado transformado, obtém-se a informação, o que habilitará que a empresa a alcançar seus objetivos pelo uso eficiente dos recursos, permitindo, através de seu gerenciamento, a tomada de decisões.
Para gerar uma informação pela relação estabelecida entre dados, exige-se conhecimento. No entanto, Stair afirma que "conhecimento é o corpo ou as regras, diretrizes e procedimentos usados para selecionar, organizar e manipular os dados, para torná-los úteis para uma tarefa específica" (1998).
 Portanto, o Sistema de Informação é um mecanismo de apoio à gestão, desenvolvido com base na tecnologia de informação e com o suporte da informática para atuar como condutores das informações, visando facilitar, agilizar e otimizar o processo decisório nas organizações.
Um sistema de informações é uma soma estruturada de elementos. Segundo Stair (1996) os sistemas de informações fornecem um mecanismo de feedback, onde as informações inter-relacionadas que coletam (entrada), manipulam, armazenam (processo) e disseminam (saída) os dados e informações.

Componentes de um Sistema de Informação

Campos Filho (1994) explicita que a informação (dados formatados, imagens e textos), relacionados com os recursos humanos, a automação e as práticas de trabalhos (métodos utilizados) são componentes que permitem o melhor atendimento aos objetivos de uma organização.
Portanto, um sistema de informações deve ser flexível e responsivo, possibilitando agilidade no ajustamento a novas estratégias e estilos de gestão, produzindo informações confiáveis e realmente necessárias em tempo hábil, além de qualidade nos resultados produzidos. Estes fatores são determinantes para um uso eficiente e rentável, de modo que os custos justifiquem os benefícios oferecidos. 




Felippe Victorino Ribeiro

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