McFarlan (1984) propôs o grid estratégico que permite
visualização da relação entre a estratégica
de TI (atual) e a possível carteira de aplicações (futuro), definindo 4 regiões
, cada qual representando um possível papel de TI para organização
"suporte","fabrica","transformação"e"estratégico".
De forma de avaliar o impacto estratégico da TI, McFarlan indicou a análise do
efeito das aplicações de TI nas cincos forças competitivas. (Potter,1979)
As cinco forças de Porter são
Rivalidade entre os
concorrentes
Para a maioria das indústrias, esse é o
principal determinante da competitividade do mercado. Às vezes rivais competem
agressivamente, não só em relação ao preço doproduto,
como também a inovação, marketing, etc.
·
Número de concorrentes e repartição de quotas de mercado;
·
Taxa de crescimento da indústria;
·
Diversidade de concorrentes;
·
Complexidade e assimetria informacional;
·
Grau de diferenciação dos produtos;
·
As barreiras à saída .
Em situações de elevada rivalidade os
concorrentes procuram ativamente captar clientes, as margens são esmagadas e a
atuação centra-se em cortes de preços e descontos de quantidade. Lembrando que
esse sistema é feito para servir pessoas e como consequência vem os lucros.
Poder de Negociação dos clientes
Os clientes exigem mais qualidade por um menor preço de bens e serviços.
Também competindo com a indústria, forçando os preços para baixo. Assim jogando
os concorrentes uns contra os outros.2
Também descrito como o mercado de
realizações. A capacidade dos clientes de colocar a empresa sob pressão, e
também, afetar os clientes com a sensibilidade à evolução dos preços.
·
Análise [[RFM (economia):RFM é um método utilizado para analisar o
comportamento do cliente e definir segmentos de mercado. É comumente utilizada
em database marketing e marketing direto e tem recebido atenção especial no
varejo
·
Preço da compra total
·
Disponibilidade de informação do comprador em relação ao produto
·
Existência de produtos substitutos
·
Da sua dimensão enquanto clientes
·
Da sua capacidade de integração a montante
Poder de Negociação dos fornecedores
Também descrito como mercado de insumos. Fornecedores de matérias-primas,
componentes e serviços para a empresa pode ser uma fonte de poder. Fornecedores podem
recusar-se a trabalhar com a empresa, ou por exemplo, cobrar preços
excessivamente elevados para recursos únicos.
·
Grau de diferenciação
·
Custo dos factores de produção em relação ao preço de venda do produto
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Ameaça de transmitir integração dos fornecedores em relação à ameaça de
integração por outras empresas
·
Ter somente um fornecedor para a empresa pode ser um ponto fraco, caso o
fornecedor venha a falir ou mesmo a elevar os preços de matérias-primas muito
maior em relação a concorrência.
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ameaça de integração a montante ou a jusante.
·
5 forças
Ameaça de Entrada de Novos Concorrentes
Muitas empresas entram no mercado com
o desejo de conseguir uma fatia (parcela) de um setor e frequentemente recursos
substanciais. Caso haja barreiras de entradas que possam dificultar a sua
inserção, fica mais dificil a sua fixação no mercado: a ameaça de entrada é
pequena. Se o concorrente estabelecer-se pode haver perda de rentabilidade por
parte de empresa. Com a ajuda de barreiras ficará muito difícil para o concorrente
"roubar" os melhores clientes, assim caso o concorrente se
estabelecer no mercado, ele eventualmente vai ficar com os piores clientes,
portanto pensando duas vezes antes de entrar no novo mercado.