O papel da TI nas organizações pode variar de simples suporte
administrativo até uma posição estratégica. Hoje pode-se ver que o crescimento
do investimento em TI na última década foi significativo.
Porém ainda não é fácil obter evidências
do retorno desse investimento por causa da complexidade desse tipo de projeto.
Para atingir as metas de eficiência em um projeto de TI, envolve-se uma série de trade-offs. Com
isso pode-se utilizar conceitos, ferramentas e técnicas que servem para
aumentar o desempenho dos projetos além da eficácia e eficiência
organizacional.
Em 1984, McFarlan analisou o impacto
estratégico das aplicações de TI por meio do Grid
Estratégico, e isso permitiu a visualização da relação entre a estratégia
de TI e a estratégia da organização. Existem diferentes possibilidades quando
se utiliza o Grid Estratégico, e as informações que são obtidas por esse meio
são utilizadas em diferentes níveis estratégicos das áreas de negócio e de TI.
O método dos Fatores Críticos de Sucesso foca, principalmente, os sistemas
de informação gerenciais e executáveis. Sua base é a definição por parte dos
altos executivos e de suas atuais necessidades.
Embora sua função primária fosse a de
definição de sistemas, ele tem um grande impacto nas práticas gerenciais e
planejamento. O posicionamento da empresa é outro fator importante, ele se
baseia na busca de possíveis vantagens competitivas e pode ser feito através de
uma das três estratégias
genéricas: liderança em custos, diferenciação e foco. Ainda sobre vantagens
competitivas, a competitividade resulta da ação de cinco forças: clientes,
fornecedores, produtos substitutos, novos entrantes e rivalidade entre
competidores atuais.
O principal critério para seleção e
condução de projetos de TI é considerar o custo estimado. E junto
com ele é analisado também a probabilidade
de sucesso do projeto. Quando é possível manter uma probabilidade de
sucesso alta com um custo que seja acima da média ainda é favorável, mas o ideal
é ter um custo baixo com probabilidade acima da média.
As taxonomias
de aplicação de TI possuem oito tipos de classificação: mudanças
obrigatórias, automação, sistemas de valor adicionado direto, sistemas de
informação gerencial (SIG) e sistemas de informação de apoio a decisão (SAD),
infraestrutura, sistemas interorganizacionais, sistemas estratégicos e
transformação do negócio.
Com esses conceitos é possível abordar
todos os outros conceitos citados: fatores críticos de sucesso, posicionamento
estratégico, incertezas, tipos de projeto, prazo e orçamento.
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