Interação Homem-Máquina estuda a forma como as pessoas se relacionam entre computadores, desenvolvendo métodos e ferramentas para design, criação, implementação e manutenção de sistemas computacionais adequados ao uso humano. Ela busca minimizar ao máximo possível a barreira entre o humano e o sistema computacional oferecendo interfaces amigáveis, de modo que este possa ser utilizado com o menor esforço e com maior capacidade possível, ou seja tem como objectivo desenvolver sistemas que respondam às necessidades das pessoas.
Com a grande difusão do CLP(Controladores Lógico Programáveis) nesta última década, surgiram também novas necessidades do usuário, como por exemplo, a possibilidade de verificar e/ou modificar certos parâmetros dentro de um programa, tais como: O preset de um temporizador ou contador; o preset de uma temperatura desejada; a indicação de uma nova velocidade para um servo-motor; entre outros, sem a necessidade de conectar-se a um computador para a realização desta tarefa.
Devido a essa necessidade, surgiram as chamadas interfaces homem-máquina, também conhecidas como IHM’s. O mercado oferece IHM’s de dois tipos: As de interface alfa-numérica e as de interfaces gráficas.
- Alfa-numérica: a IHM é ligada ao CLP através de sua porta de comunicação. Além dos parâmetros normais, quando se está programando uma IHM indica-se qual será a marca e o modelo do CLP com o qual vai se comunicar. O princípio de funcionamento consiste em pré-programar mensagens, onde cada mensagem possui um número. Quando se deseja acessar qualquer mensagem, basta fazer com que o CLP coloque o número desta mensagem no registrador designado para indicar qual mensagem será mostrada no momento.
IHM - Alfa-numérica |
- Gráficas: o usuário pode, por meio de um programa específico, desenhar comandos em forma de botões, bem como, lâmpadas para aviso ou alarmes, escolhendo cores, formatos, tamanhos e definindo, também, endereços do CLP para cada elemento.Além das funções básicas citadas, as IHM’s gráficas podem mostrar valores de variáveis, tanto na forma numérica simples, como na forma de gráfico de barras.
IHM - Gráfica |
Para o usuário modificar um parâmetro qualquer (como por exemplo, o preset de um temporizador), pode-se programar uma tecla tipo keypad, que, quando tocada, mostra uma janela com um teclado numérico para ser digitado. Isso facilitará em muito as rotinas e modificações necessárias das funções, e rapidez com que serão feitas tais alterações.
FONTES
Aluno: Rodrigo Ribeiro Zacariotto
RA: 517093