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sábado, 6 de setembro de 2014

Seleção de Projetos de Tecnologia da Informação com enfoque estratégico : Um estudo de Caso




McFarlan (1984) propôs o grid estratégico que permite visualização da relação  entre a estratégica de TI (atual) e a possível carteira de aplicações (futuro), definindo 4 regiões , cada qual representando um possível papel de TI para organização "suporte","fabrica","transformação"e"estratégico". De forma de avaliar o impacto estratégico da TI, McFarlan indicou a análise do efeito das aplicações de TI nas cincos forças competitivas. (Potter,1979)

As cinco forças de Porter são
Rivalidade entre os concorrentes
Para a maioria das indústrias, esse é o principal determinante da competitividade do mercado. Às vezes rivais competem agressivamente, não só em relação ao preço doproduto, como também a inovação, marketing, etc.
·         Número de concorrentes e repartição de quotas de mercado;
·         Taxa de crescimento da indústria;
·         Diversidade de concorrentes;
·         Complexidade e assimetria informacional;
·         Nível de publicidade;
·         Grau de diferenciação dos produtos;
·         As barreiras à saída .
Em situações de elevada rivalidade os concorrentes procuram ativamente captar clientes, as margens são esmagadas e a atuação centra-se em cortes de preços e descontos de quantidade. Lembrando que esse sistema é feito para servir pessoas e como consequência vem os lucros.

Poder de Negociação dos clientes

Os clientes exigem mais qualidade por um menor preço de bens e serviços. Também competindo com a indústria, forçando os preços para baixo. Assim jogando os concorrentes uns contra os outros.2
Também descrito como o mercado de realizações. A capacidade dos clientes de colocar a empresa sob pressão, e também, afetar os clientes com a sensibilidade à evolução dos preços.
·         Análise [[RFM (economia):RFM é um método utilizado para analisar o comportamento do cliente e definir segmentos de mercado. É comumente utilizada em database marketing e marketing direto e tem recebido atenção especial no varejo
·         Preço da compra total
·         Disponibilidade de informação do comprador em relação ao produto
·         Existência de produtos substitutos
·         Da sua dimensão enquanto clientes
·         Da sua capacidade de integração a montante

Poder de Negociação dos fornecedores
Também descrito como mercado de insumos. Fornecedores de matérias-primas, componentes e serviços para a empresa pode ser uma fonte de poder. Fornecedores podem recusar-se a trabalhar com a empresa, ou por exemplo, cobrar preços excessivamente elevados para recursos únicos.
·         Grau de diferenciação
·         Custo dos factores de produção em relação ao preço de venda do produto
·         Ameaça de transmitir integração dos fornecedores em relação à ameaça de integração por outras empresas
·         Ter somente um fornecedor para a empresa pode ser um ponto fraco, caso o fornecedor venha a falir ou mesmo a elevar os preços de matérias-primas muito maior em relação a concorrência.
·         ameaça de integração a montante ou a jusante.
·         5 forças
Ameaça de Entrada de Novos Concorrentes
Muitas empresas entram no mercado com o desejo de conseguir uma fatia (parcela) de um setor e frequentemente recursos substanciais. Caso haja barreiras de entradas que possam dificultar a sua inserção, fica mais dificil a sua fixação no mercado: a ameaça de entrada é pequena. Se o concorrente estabelecer-se pode haver perda de rentabilidade por parte de empresa. Com a ajuda de barreiras ficará muito difícil para o concorrente "roubar" os melhores clientes, assim caso o concorrente se estabelecer no mercado, ele eventualmente vai ficar com os piores clientes, portanto pensando duas vezes antes de entrar no novo mercado.
  

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