Pesquisar este blog

sábado, 6 de setembro de 2014

Gestão Eficiente de TIC - Cap. 11: O Desafio da turma de TI para falar a linguagem dos negócios.



"A implantação do ERP na plataforma Linux RedHot com Oracle RAC utilizando processadores AMD Dual Core em computadores Blade trará uma enorme vantagem competitiva para a empresa devido a alta disponibilidade da solução."

É normal que qualquer diretor financeiro irá se proteger de arriscar capital em um projeto que ele não consiga enxergar os benefícios para a empresa.
Por possuir uma linguagem difícil e entendida por poucos, a TI precisa se utilizar de formas e estratégias como, por exemplo, excluir os termos técnicos mesmo que sejam de conhecimento aparentemente amplo para que seja feita uma conversação entendida por ambas as partes.

Quando se fala, por exemplo, em S.O, servidor, roteador, etc. Se coloca o interlocutor em desvantagem e ele constrói uma barreira para se proteger. A partir dai a comunicação é quebrada e a conversa se torna ineficiente.
Evitar palavras complexas e longas para facilitar o entendimento em forma escrita, é necessário conhecer os processos de negócio do interlocutor para adaptar a linguagem próximo do seu contexto e assim mostrar os benefícios da TI para a empresa.




"Saber se comunicar com terceiros que não possuem o conhecimento dos profissionais da área"







Abaixo um vídeo para demonstrar que algo simples, para indivíduos que não trabalham na área, pode ser muito mais complexo do que aparenta.

13 comentários:

  1. Apesar de ser pequeno o texto,ele foi claro dizendo a importância da linguagem simples,onde se deve usar o mais parecido possível do contexto conhecido.O vídeo mostra a ideia de como são as pessoas que não tem informação sobre determinado assunto.Gostei!

    ResponderExcluir
  2. Bom texto, Gostei do video, achei interessante ele mostra bem a realidade que se passa pelo o mundo.

    ResponderExcluir
  3. Texto curto e objetivo, chegando a parte do vídeo esclarece muito mais a realidade que está no mundo. Muito bom o conteúdo, rápido e facil!

    ResponderExcluir
  4. Achei o vídeo bem complementar que agrega valor ao texto publicado exemplificando todo o processo para melhor compreensão.Gostei bem pratico .

    ResponderExcluir
  5. Isso é uma daquelas coisas que muitas das vezes não damos muito importância, porém quando começamos a trabalhar com TI vemos como é importante saber comunicar as pessoas que não são da área técnica,

    Muito bom o texto, gostei do vídeo!

    ResponderExcluir
  6. Muitos profissionais têm dificuldades para se comunicar com os clientes, temos que nos atentar ao falar de alguns termos, vale lembrar que nem sempre o cliente entende, pois não tem o conhecimento total do assunto. Texto curto e direto.

    ResponderExcluir
  7. Excelente combinação do texto com o vídeo.
    Fica impossível deixar de entender o tema depois de ler e ver o vídeo.

    ResponderExcluir
  8. Conteudo simples de facil entendimento que mostra como é importante a andar em conjunto ambos os temas.

    ResponderExcluir
  9. Um profissional de TI irá entender quando alguém falar sobre SO, hardware e software, mas o dono do negócio que quer implantar a parte de tecnologia não entenderá. Esse tema é abordado no texto e é exposta a importância do profissional falar em uma linguagem simples, que o dono do negócio irá saber o que ele diz e o quanto será seu investimento. Isso é essencial para que haja uma convivência do setor de TI com os demais setores, ou seja, uma comunicação simples e eficaz.

    ResponderExcluir
  10. Muito bom o texto, o vídeo fala exatamente sobre o tema proposto! Mostra-nos a importância de sabe comunicar com o cliente, que muita das vezes não entende a linguagem técnica.

    ResponderExcluir
  11. A maior dificuldade de pessoas que trabalham na área de TI e conversar com pessoas de pouco entendimento técnico sobre tecnologia, dificultando o diálogo entre os sujeitos.

    ResponderExcluir
  12. O vídeo e o texto se completam, muito fácil de compreender o significado do tema.

    ResponderExcluir
  13. Muito bom o texto, ótimo conteúdo e mostra como algumas pessoas tem dificuldade de entender sobre a linguagem da tecnologia.

    ResponderExcluir