ESTIMANDO CUSTOS EM PROJETOS
Há 3 principais processos de Gerenciamento de
Custos no Gerenciamento de Projetos:
- Estimativa de Custos
- Determinar o Orçamento
- Controle de Custos
A Estimativa de Custos é o primeiro desses 3
processos e basicamente desenvolve uma aproximação dos custos de todos os
recursos lançados no projeto. Isso inclui, mas não se limita, à mão-de-obra,
materiais, equipamentos, serviços e instalações, além de reservas específicas
como provisão para inflação e contingências.
O PMBoK defende que a primeira estimativa de custos
de um projeto deve ser feita no processo de Planejamento, depois de
confeccionadas WBS/EAP e declaração de escopo.
Porém, a grande maioria dos profissionais já
realiza uma estimativa grosseira no processo anterior ao Planejamento, ou seja,
na Iniciação. É no processo de Iniciação que o estudo do projeto (Anteprojeto)
é montado e o Project Charter (Termo de Início) é elaborado contendo as
principais estimativas de custo e tempo. O Project Charter contém basicamente o
objetivo do projeto, objetivo do produto, dados do gerente do projeto,
stakeholders, premissas, restrições, previsão de duração e geralmente a
estimativa de custo e o retorno do investimento (ROI – Return On Investment). É
com base nessas informações contidas nesse documento que o Sponsor irá decidir
se o projeto será iniciado. Caso o início seja autorizado, o trabalho deixa de
ser um estudo (anteprojeto) e se torna efetivamente um projeto.
Incluir ou não a estimativa de custo antes do
Planejamento, ou seja, no processo de Iniciação através do Project Charter, é
uma escolha do Gerente do Projeto. Há vantagens e desvantagens na escolha por
esta antecipação. O fato de o Sponsor possuir a estimativa de custo no momento
de aprovar o início do projeto é uma vantagem. Porém, estimar um custo antes do
Planejamento possui um risco bem maior de não ser realista, resultando em uma
desvantagem. Caso seja optado por incluir a estimativa na Iniciação, que esta
seja grosseira, porém realista. A grande dificuldade em estimar custos
antecipadamente no Project Charter é não conter ainda nesse momento os dois
principais insumos necessários para estimativa, construídos no processo de
Planejamento:
- Declaração do Escopo do Projeto
- Estrutura Analítica do Projeto (WBS ou EAP)
- Opinião Especializada
- Estimativa Análoga
- Estimativa Paramétrica
- Estimativa Bottom-Up
A Opinião Especializada solicita a estimativa de
profissionais (recursos humanos) que possuam conhecimento sobre o ambiente e já
tenham participado de projetos passados similares. É com base na opinião desses
especialistas que a estimativa é feita
Já a Estimativa Análoga utiliza as áreas de
conhecimento da restrição tripla de projetos anteriores semelhantes (escopo,
tempo e custo). Basicamente resulta no consenso: projeto anterior com Escopo e
Tempo similar ao projeto atual tende a possuir um Custo também similar ao
projeto atual.
A outra estimativa é a Paramétrica. Esta técnica
utiliza relação de estatística de dados históricos calculando uma estimativa
para parâmetros de atividades do projeto. Por exemplo, se uma das atividades do
projeto é colocar o piso em 50 metros quadrados e é de conhecimento o custo de
1 metro quadrado de piso, estima-se o custo total desta atividade para o projeto.
Essa técnica pode produzir alto nível de precisão.
E por último, como melhor alternativa dentre as
apresentadas e possuindo maior exatidão, existe a Estimativa Bottom-Up. Esta
ferramenta consiste em estimar o custo de cada pacote de trabalho da WBS/EAP de
baixo para cima, chegando ao custo estimado total do projeto. Um item deve
possuir a somatória de custo de seus sub-itens e assim por diante. Segue um
exemplo abaixo:
O próximo processo no Gerenciamento de Custos após a Estimativa de
Custos é Determinada o Orçamento. O Orçamento tende a refinar as estimativas e
oficializar uma linha de base dos custos.
Felippe Victorino Ribeiro
517643
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