Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Fatores críticos de sucesso

Fatores críticos de sucesso


Os fatores críticos de sucesso, em inglês Critical Success Factor (CSF), são os pontos chave que definem o sucesso ou o fracasso de um objetivo definido por um planejamento de determinada organização. Estes fatores precisam ser encontrados pelo estudo sobre os próprios objetivos, derivados deles, e tomados como condições fundamentais a serem cumpridas para que a instituição sobreviva e tenha sucesso na sua área. Quando bem definidos, os fatores críticos de sucesso se tornam um ponto de referência para toda a organização em suas atividades voltadas para a sua missão.
Só é possível alcançar um bom alinhamento entre as características do negócio e as capacidades da empresa quando as suas competências centrais correspondem aos factores críticos de sucesso da indústria. Quando as organizações fazem bem (competências centrais) aquilo que tem de ser bem feito (factores críticos de sucesso), conseguem ter o êxito desejado. Pelo contrário, se as empresas apenas desempenham bem as tarefas pouco importantes ou não se superiorizam à concorrência nas variáveis realmente decisivas, acabam por não ser bem sucedidas.
Fatores Críticos de Sucesso também são fatores que definem as principais orientações que a gestão deve seguir na implementação de um verdadeiro controle sobre os processos de Gestão da Informação.
Exemplo de fatores criticos de um RESTAURANTE
² Atender bem e manter profundo respeito pelos clientes.
² Manter a equipe constantemente treinada.
² Adquirir produtos de natureza conhecida e qualidade comprovada.
² Controlar o volume de consumo e sobras para reduzir os índices de desperdício.
² Manter o ambiente agradável e limpo.
² Elaborar campanhas sucessivas de propaganda e marketing.
² Servir as refeições exatamente nos horários previamente determinados.
² Oferecer facilidades de pagamento: cartões de crédito e débito, vale-refeição.
² Realizar convênios com empresas para ajudar a diluir o custo fixo.
² Oferecer convênios com estacionamentos para estimular a demanda.
² Realizar pesquisas de satisfação com frequência para avaliar o desempenho e corrigir os problemas apontados.

Um comentário:

  1. Fatores críticos de sucesso são meios de identificar o progresso no sentido de um resultado bem-sucedido.

    ResponderExcluir