TAXONOMIA DE APLICAÇÕES DE TI
Taxonomia de aplicações em T.I é um instrumento ou elemento que permite alocar, recuperar e comunicar informações dentro de um sistema de maneira lógica. Tem como objetivo: agilizar a comunicação; representar conceitos através de termos; encontra o consenso; propor formas de controle da diversidade de significação; e oferecer um mapa da área que servirá como guia nos processos de conhecimento. Alguns tipos são: os sistemas de valor adicionado direto, sistema de informação gerenciais (SIG) e sistemas de apoio à decisão (SAD), infra-estrutura, automação, sistemas estratégicos, transformação do negocio e mudanças obrigatórias.
A importância da taxonomia para informações não estruturadas (Intranet, sites, e-mails, documentos Office, etc) é apontada, por alguns especialistas, como equivalente à importância que os bancos de dados tiveram para as informações tabulares. Sabendo que as maiores partes das informações em uma empresa estão sob a forma de textos, vê-se que seu tratamento é um assunto essencial, e que seu uso correto no dia-a-dia deverá favorecer o desempenho de outras atividades corporativas. No ambiente web, em particular, as taxonomias servem para simplificar as buscas e a navegação e designar responsabilidades em termos de avaliação, organização, eliminação e arquivamento de informações. O verdadeiro teste de qualquer taxonomia é a eficiência que ela fornece para o grupo de usuários para o qual foi projetada. Mais importante do que implantar a taxonomia, é capacitar o quadro funcional para que a base de dados seja alimentada. A aplicação da taxonomia pode ajudar na criação de um mapa explícito e funcional da base de conhecimento de uma organização, auxiliando na avaliação e na administração dos ativos digitais e da propriedade intelectual da empresa. Empresas que vivem na era da informação e do conhecimento precisam dar o devido tratamento aos seus principais inputs e fatores de produção: a informação e o conhecimento. O desenvolvimento de taxonomias de T.I para o negócio da empresa é um dos pilares da gestão da informação do conhecimento. Esta disciplina ou conceito, no entanto, precisa da devida atenção dos níveis mais altos da organização.
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