Pesquisar este blog

domingo, 7 de setembro de 2014

Gestão Eficiente TI - controle de projetos, padrões de TI - página 5.

GESTÃO EFICIENTE DE T.I

"A complexidade das tecnologias da informação é diretamente proporcional à complexidade das organizações de TI. Atualmente, administrar uma organização de TI exige a adoção de vários padrões (COBIT, ITIL, CMM, PMI, etc), confundindo alguns gestores entre as atividades meio e fim da organização. É obvio que TI está para atender aos requisitos de negócios das empresas, porém uma gestão pouco eficaz de seus recursos pode compromete toda a empresa. É praticamente impossível um CIO (Chief Information Officer) estar envolvido em cada etapa dos projetos e processos de TI, porém é essencial que tenha pleno domínio da organização. Para simplificar a gestão de TI os CIO's devem focar em quadro dimensões: Pessoas, Projetos, Processos e Métricas".

"As tecnologias da informação se sofisticam para atender requisitos de integração de dados e processos e para garantir maior disponibilidade dos sistemas".

Assim temos:
Controle de Projetos Padrões de TI

COBIT - recomendado pelos peritos para ajudar a utilizar os investimentos, inclui recursos como sumario executivo, framework, controle de objetivos, mapas de auditoria, ferramentas de implementação.


ITIL - uma biblioteca de práticas para melhorar a eficiência de T.I reduzindo riscos e aumentando a qualidade dos servidores e infra estrutura, abaixo um organograma, de um "escritório corporativo de projetos".


Vejamos, os projetos são o desdobramento de objetivos, assim o escritório de projetos está posicionado dentro da alta administração da organização, e as metas e os fatores críticos de sucesso do plano estratégico do negócio. Nesse caso, o Chefe do Escritório de Projetos (CPO – Chief Project Officer) deve ser um profissional experiente com ampla visão estratégica do negócio (MANSUR, 2009).



Tem se que, quando o assunto é qualidade de software, o modelo CMMI como ferramenta no gerenciamento de projetos é o que há de mais completo. 

CMMI - ajuda a organização de software a melhorar seus processos de desenvolvimento, para isso existem 5 níveis - Inicial, repetível, definido, gerenciável e otimizado, para permitir mensurar a maturidade e definir prioridades nos esforços de melhoria de processos.

5.OTIMIZADO: Foco contínuo na melhoria do Processo.

4.GERENCIÁVEL: Os processos são medidos e controlados.

3. DEFINIDO: Os processos são caracterizados para ORGANIZAÇÃO e são pro ativos.

2.REPETITIVO: com a repetição inicia o gerenciamento caracterizando PROJETO.

1. INICIAL: Processos são imprevisíveis, pouco controlados.



PMI - amplia e ajuda no conhecimento sobre o gerenciamento melhorando o desempenho dos profissionais como um manual descrevendo técnicas e ferramentas necessárias, o qual compreende cinco processos: Início, Planejamento, Execução, Controle e Fechamento, abaixo uma forma simples:



Bem com nove áreas de conhecimento: Integração, escopo, tempo, custo, qualidade, recursos humanos, comunicação, análise de risco e aquisição.
Com todos esses padrões o CIO terá que mostrar suas qualidades  colocando à prova para poder gerenciar tudo em perfeita ordem.

Sumarizando, para um CIO adotar uma gestão eficiente de TI ele terá que focar em quadro dimensões: Pessoas, Projetos, Processos e Métricas. Cada dimensão já possui um conjunto de práticas e técnicas para assegurar a eficiência da gestão. Bastando aplicá-las.


ALUNO:
ALEXANDRE DOS SANTOS BRETANHA









13 comentários:

  1. Existem alguns erros ortográficos mas nada que atrapalhe a leitura e o entendimento do texto. O texto começa com uma citação que envolve tudo o que é abordado na sequência, então é divido e explicado os pontos mais importantes que no caso do capítulo são os padrões de TI e como funcionam, não com toda a equipe sendo necessária em cada etapa mas com um "Chefe" para tal função.
    Aponta um fato importante, que o CIO tem de mostrar suas habilidade de gerenciamento e fica encarregado de aplicar os padrões de forma efetiva.

    ResponderExcluir
  2. Encontrei alguns erros ortográficos também,porem este artigo é bem objetivo e direto sobre o Controle de Projetos Padrões de TI onde ele explica cada um COBIT,ITIL,CMMI,PMI. Considero como um bom artigo!

    ResponderExcluir
  3. Bom texto, Atualmente, administrar uma organização de TI exige a adoção de vários padrões (COBIT, ITIL, CMM, PMI, etc), confundindo alguns gestores entre as atividades meio e fim da organização.

    ResponderExcluir
  4. Os erros gramaticas não impossibilitaram o entendimento do assunto, muito bem explicado, onde se explica de forma clara cada um COBIT, ITIL, CMMI, PMI.Bom!

    ResponderExcluir
  5. Os padrões abortados no texto, são de extrema importância para qualquer projeto, seja ele na área de TI ou não.

    Texto bom!

    ResponderExcluir
  6. O texto deixou bem claro sobre os padrões e foi bem no uso das imagens para melhor entendimento. Alguns erros.

    ResponderExcluir
  7. Artigo que pode usado não só por TI como também por várias outras áreas.
    A eficiência da gestão de controle é de suma importância para que tudo seja executado como foi pensado, evitando ser pego de surpresa no decorrer do projeto.
    Sobre o texto, alguns erros de gramática e termos que podem não ser compreendidos por todos.

    ResponderExcluir
  8. Bom artigo que pode ser usado por todos. O texto é bem explicativo de facil entendimento.

    ResponderExcluir
  9. Apesar de alguns erros ortográficos a leitura não foi prejudicada.
    Sobre o conteúdo, o texto define bem o ideia apresentada pelo titulo, mostrando os padrões de TI, como funcionam, além de varias imagens para termos algo a mais que o texto para nos orientar.

    ResponderExcluir
  10. Um bom artigo, com algumas imagens que tornou o texto bem dinâmico e fácil de entende, os erros ortográficos não prejudicaram no conteúdo que foi bem direto.Gostei!

    ResponderExcluir
  11. Vários erros ortográficos, que não atrapalharam a leitura e o entendimento do assunto abordado. O texto mostra os padrões de TI bem detalhadamente, ótimo texto.

    ResponderExcluir
  12. O ponto de partida para a gestão da demanda é a priorização das necessidades de negócio e à estratégia da empresa. O processo de priorização dos requerimentos deve ser robusto, com critérios claros e pré-estabelecidos. A execução adequada do processo de gestão de demanda requer uma equipe estruturada e uma comunicação constante e efetiva entre a área de TI e o restante da organização para que as prioridades sejam revistas quando necessário.

    ResponderExcluir
  13. Ótimo texto , mesmo com alguns erros não interfere no entendimento do texto.

    ResponderExcluir