Pesquisar este blog

domingo, 7 de setembro de 2014

                 
 Gestão outsourcing de TI

O termo Outsourcing é uma palavra em inglês, que significa em tradução literal: “out” = “fora” e “source” ou “sourcing” = “fonte”. Ou seja, está relacionado com a utilização estratégica de fontes externas de mão-de-obra de uma empresa. Basicamente, falar em outsourcing significa falar em “terceirização”, termo mais conhecido no Brasil. É a ação tomada pelo gestor de uma empresa em obter mão-de-obra de uma fonte externa à organização.
Entretanto, não podemos isentar os maus prestadores de serviços que na busca de novos contratos topam qualquer coisa. Eles acreditam que depois do contrato fechado conseguiram administrar os conflitos.

Vantagens do outsourcing
A terceirização em uma empresa visa, entre outras coisas, reduzir os gastos com determinada atividade. Uma vez que os colaboradores terceirizados recebem salário um pouco menor que os funcionários da empresa, em alguns casos. Além de aproveitar o conhecimento (know-how) que a empresa contratada possui em determinados serviços.
A terceirização é importante também para agilizar alguns processos e para facilitar a gestão da empresa, permitindo à ela focar apenas nos serviços-chave de seu negócio. O que aumenta a produtividade de alguns setores, aumentando também a qualidade dos produtos, reduzindo seu custo e aumentando a lucratividade da empresa. Motivo este que faz com que o outsourcing seja cada vez mais utilizado pelas empresas.
Outro ponto positivo do outsourcing, que muitos consideram uma vantagem, é a transferência de parte da responsabilidade da empresa para terceiros. Assim, quando há algum problema em determinado procedimento, a empresa contratante pode responsabilidade a contratada, sendo possível até penalizá-la por tal falha.
Desvantagens do outsourcing
Um dos grandes problemas desta modalidade de contratação é o não atingimento dos objetivos estabelecidos, sejam com relação ao desempenho das equipes contratadas ou à redução de custos desejada, que muitas vezes não acontece. Outro problema é a perda de controle do gestor em alguns procedimentos, reduzindo assim a segurança que tem em suas atividades internas.
Além de aumentar a dependência da empresa de parceiros externos, o que pode trazer problemas com relação a prazos e qualidade de materiais utilizados. É possível, também, que a empresa contratada não possua todo o know-how esperado, fazendo com que a contratação seja desfeita. Sem falar em problemas como corrupção e lavagem de dinheiro, em casos de contratação em órgãos públicos, que tanto acompanhamos nos dias de hoje.

Por isso, é importante que a empresa tome muito cuidado na hora de contratar um parceiro externo à organização. Assim, evitará muitos problemas durante a execução dos serviços.

15 comentários:

  1. Já faz tempo que a terceirização é uma escolha viável para várias empresas, por tornar a empresa, cliente de outra empresa.
    Terceirizar significa retirar a responsabilidade da empresa de executar alguma tarefa ou processo, também é bom para o caixa da empresa pois um serviço terceirizado por muitas vezes sai mais barato que o custo de um funcionário ou vários funcionários para exercer a mesma função.
    Porém essa transferência de responsabilidade não é garantia de sucesso, pois caso a empresa de terceirização não cumpra o estabelecido, mesmo que tenha de lidar com as consequências de contrato, a sua empresa também sentirá o dano. Não se engane, um processo atrasado por um terceiro é um processo atrasado no seu projeto e portanto, gera prejuízo para a empresa.

    Muito bem informado sobre as vantagens e as desvantagens do outsourcing, dicas simples que fazem muita diferença se não levadas com a devida seriedade.

    ResponderExcluir
  2. A terceirização ou outsourcing é uma prática empresarial que visa ao aumento da qualidade nas suas atividades, pode ser usada para atividade-meio e atividade-fim. Texto muito bom, esclarecendo bem as vantagens e desvantagens do outsourcing, dando dicas de melhoramento que fazem a diferença. Gostei!

    ResponderExcluir
  3. O outsourcing em gestão é uma ferramenta administrativa em que o terceirizado realiza a atividade de gestão de recursos e atividades.É um processo através do qual uma organização (contratante) contrata outra (subcontratado), na perspectiva de manter com ela um relacionamento benéfico, de médio ou longo prazo, com vista ao desempenho de uma ou várias atividades, que a contratante não pode ou não lhe convém desempenhar e que a subcontratada é tida como especialista.No texto ele cita algumas vantagens e desvantagens necessárias para se tomar conhecimento perante o assunto.Gostei!

    ResponderExcluir
  4. Bom texto que diz os 2 lados da face da moeda pois mesmo que a terceirização seja eficiente para uma empresa que não consegue sustentar seu desempenho é uma boa jogada mas estará ciente que o serviço oferecido sempre sera de pouca qualidade e ficara dependente da terceirização.

    ResponderExcluir
  5. O que acho mais interessante sobre a terceirização, é que quando a empresa passa a responsabilidade de um determinado processo para outra, que na maioria das vezes é especializada no que faz, é possível focar nos processos que são mais ligados a empresa.

    Texto Bom!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Os profissionais devem focar no que fazem de melhor e explorar esse lado, sem falar que em muitos casos você não tem recurso para realizar determinadas tarefas e não compensa você se adequar para fazê-la por isso a terceirização é uma saída muito utilizada. Texto poderia estar mais bem formatado.

    ResponderExcluir
  8. O texto fala sobre buscar opções fora, ou seja, terceirização, algo que em alguns casos vale a pena ser levado em questão pois pode não só ajudar de modo gerencial como também financeiro uma empresa.
    Artigo importante, muito bom.

    ResponderExcluir
  9. O Outsourcing deve ser analisado se pode ser viável ou não, mais em empresas grandes a contratação de um funcionário de outro pais que sendo de bem mais baixo custo do que o pais da própria empresa, muitas vezes é viável.

    ResponderExcluir
  10. O texto apresenta uma ótima explicação sobre as vantagens e desvantagens do Outsourcing. Baseado nisso, a empresa deve planejar se deve trazer funcionários de fora para realizar algum trabalho na empresa, afim de ter um bom custo-benefício sobre o serviço terceirizado.

    ResponderExcluir
  11. Um bom texto, que mostra as vantagens e as desvantagens da terceirização. As empresas sempre buscam por Outsourcing, mais nem sempre avalia se isso é o melhor para a organização ou se terá benefícios sobre o serviço terceirizado.

    ResponderExcluir
  12. Mostra as vantagens das empresas que buscam por Outsourcing. Ótimo texto.

    ResponderExcluir
  13. Pode-se terceirizar quase tudo hoje em dia na área de TI, basta ter um contrato muito bem preparado sobre suas garantias e direitos mantendo o controle da terceirização.

    ResponderExcluir
  14. O texto mostra vantagens e desvantagens da terceirização do outsourcing é importante saber quais os benefícios e malefícios que isso pode trazer para dentro de uma empresa e se realmente compensa ou não para ela.

    ResponderExcluir
  15. Hoje os serviços terceirizados ajuda na redução de custos, assim consegui investir recursos em outras áreas

    ResponderExcluir