Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de novembro de 2014

CONDUZIR E PARTICIPAR DE UM PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO


CONDUZIR E PARTICIPAR DE UM PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO



Basicamente a negociação é um conjunto de tomadas de decisões, comunicação direta ou implícita entre os indivíduos cujo a finalidade é chegar a algum acordo para que se tenha benefícios em que favoreça as duas partes interessadas.
Em quase toda nossa vida a prática de negociação é utilizada, claro que em muitas vezes sem o conhecimento necessário para efetuar negociações. Isto também ocorre com vários profissionais que possuam um bom conhecimento e versalidade para seus negócios diariamente, mas quando se fala em negociação o quadro inverte pelo fato da necessidade de participar de processos de negociação. Para se sair bem em um processo de negociação é necessário o negociante possuir algumas habilidades diferentes das utilizadas nos dias rotineiros de trabalho requerendo sem dúvidas de muito estudo , preparação e estratégia.
Ficar atento o tempo todo pode ser o segredo de se efetuar uma boa negociação, pois o fato de estar atento certamente irá aumentar a percepção dos fatos, ampliará a capacidade da audição, ampliará a capacidade de raciocínio deixando preparado para enfrentar os mais diferentes desafios. Sempre devemos também estar muito bem preparados mas tentar não demonstrar isto para a outra parte fazendo com que deixe sua guarda baixa para que quando iniciar a conversação você já esteja pronto para "nocauteá-lo".
No início de uma conversa de negociação podemos encontrar ambientes que não sejam muito favoráveis para se tratar do assunto de imediato, portanto o negociante terá que estar atualizados em assuntos das mais diferentes atividades para que se proporcione um diálogo sem compromisso para gerar uma receptividade mais agradável para se ter uma melhor condição para negociar. 
Um outro aspecto interessante para uma negociação seria estar um passo atrás onde pode vir a demonstrar estar recuado, mas pelo contrário, estar recuado pode significar estar muitos passos a frente. Quando perceber que os argumentos do concorrente esta muito intenso o mais correto em muitas vezes é de evitar o confronto procurando manter a calma, não demonstrar contrariedade para que em seguida analisar a melhor oportunidade para montar uma nova estratégia onde poderá então passar a sensação de estar muitos passos a frente. De vemos ter em mente que o debate não é pessoal, sendo que na maioria das vezes possa parecer.
Neste mundo dos negócios  conseguir boas negociações vai além de ter características de personalidade, ter prática e conhecer regras e princípios sobre preparação , avaliação e condução de um processo é necessário.
Esta arte de negociar exige em cada caso estratégias que seja mais adequada para a situação,  obter preparação, conhecimento, ter convicção, saber aplicar um bom desfecho de negócio certamente o tornará mais seguro para enfrentar as negociações que esteja por vir.


Fonte:http://www.guiarh.com.br/pp134.htm

Edson Gonçalves de Morais      RA: 517636

Nenhum comentário:

Postar um comentário