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quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Melhorias de Processos BPM

O BPM ( Business Process Management ) abrange vários conceitos em respeito as metodologias ao planos de negocio e ao controle de organização gerencial que é praticamente baseada a um conjunto de técnicas que unifica a Gestão de Negocio de a Tecnologia da Informação com um foco maior nos resultados através da melhoria e integração dos processos. 
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O ciclo de vida de uma Gestão de Projetos é baseada em varias etapas: 

Planejamento:  Nesta etapa você terá o controle dos processos de estratégia de organização  podendo levantar os pontos mais fracos tendo assim um controle das falhas que podem causar danos nas organizações . 

Modelagem e Organização de Processos: Esta etapa é a mais  visível do BPM, ela faz com que as atividades englobadas mostrem as informações atuais sobre o processo que esta sendo realizado. 

Execução de Processos: Essa etapa garante a implantação e execução dos processos . 

Controle de Analise de Dados: É muito importante que o controle esteja sempre presente durante as etapas da aplicação do BPM desde o planejamento  ate a analise de pós conclusão de projeto. A etapa é responsável pela realimentação do processo de aplicação do BPM. 


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Esta formação capacita o participante nas melhores práticas na gestão de processos de negócio (BPM) com uma abordagem sistêmica do negócio da empresa e de alinhamento estratégico. O objetivo desta formação é possibilitar que profissionais da área ampliem sua base de conhecimento com uma capacitação direcionada a análise e desenho do modelo de processos de negócio a partir da estratégica da organização. Há um foco nos aspectos relativos a análise, melhoria e modelagem de processos além da coordenação de projetos para implantação. 
Gestão de Processos de Negócio cada vez mais tem sido a solução para resolver este desafio. BPM permite a visão integrada do gerenciamento do ciclo de vida dos processos, maximizando a eficiência e a efetividade do negócio com controles, agilidade nas mudanças, visibilidade da execução e otimização através de melhoria contínua. 
O estudo mostra também que não é só para eficiência operacional, mas também para satisfazer a cada vez mais as necessidades dos clientes para isso a organização dos negocio precisa estar sempre buscando seu aperfeiçoamento.



Business Process Management ou BPM

BPM tem sido referenciado com uma introdução ao gerenciamento holístico para alinhar processos de negócio das organizações com as necessidades dos clientes. Isto promove o negócio com efetividade e eficiência enquanto se esforça para obter inovação, flexibilidade e integração com a tecnologia. O BPM procura obter a melhora dos processos continuamente. Isto pode, no entanto, ser descrito como otimização de processo. É discutido que o BPM permite que organizações sejam mais eficientes, mais efetivas e mais capazes de mudanças do que aquelas com foco funcional, com abordagem de gerenciamento tradicional hierárquico.
São utilizados métodos, técnicas e ferramentas para analisar, modelar, publicar, otimizar e controlar processos envolvendo recursos humanos, aplicações, documentos e outras fontes de informação.
É importante ressaltar alguns pontos, em relação ao BPM, para os gestores interessados em implantar o Gerenciamento de Processos de Negócios para alavancar os resultados de suas organizações. 1) O BPM é um enfoque avançado de otimização e transformação de processos que evoluiu a partir das experiências das ondas anteriores (Gestão pela Qualidade Total, BPR). 2) Os BPMS (ferramentas de software) não são o BPM (Gerenciamento de Processos de Negócios). As ferramentas de software utilizadas para automação dos processos são desejáveis, porém não devem ser o foco. O foco deve ser a melhoria e transformação de processos de negócios para que as organizações possam alcançar os resultados esperados do negócio: aumento de produtividade, redução de burocracia, melhoria na rentabilidade, redução de defeitos e desperdícios, satisfação e fidelização de clientes.

Melhoria de Processos pelo BPM

A Gestão de Processos de Negócios ou BPM, com surgimento nos anos 90, é uma metodologia que abrange conceitos desde o desenvolvimento até o controle gerencial do plano de negócio da empresa. Ela se baseia em conjuntos de técnicas que unificam a Gestão de Negócio e a TI com o objetivo de otimizar os resultados, tal otimização feita por meio de melhoria e integração de processos, utilização métodos, técnicas e softwares que desenham, executam, controlam e analisam processos afim de suportar os processos de negócio da organização, e monitoramento do decorrer dos processos de forma rápida com baixo custo e com fácil entendimento.



Há vários modelos para se aplicar a metodologia BPM, a maioria deles se baseia em ciclos de vida. Dois dos modelos mais modernos são o de Smith & Fingar (2007) e o de Baldam (2009). Basicamente a principal diferença entre eles é a ênfase aplicada em cada etapa.

O modelo de Smith & Fingar é composto por oito etapas:
·         Descoberta;
·         Modelagem;
·         Distribuição;
·         Execução;
·         Interação;
·         Controle;
·         Otimização;
·         Análise do Processo;

Já o modelo de Baldam é composto por apenas quatro etapas:
·         Planejamento;
·         Modelagem e Otimização de Processos;
·         Execução de Processos;
·         Controle e Análise de Processos;

Atualmente os métodos têm avançado para ampliar a integração da linguagem de processos com a linguagem de tecnologia da informação, como resultado disso o BPMN (Business Process Modeling Notation) ganhou um grande destaque. Ele é um padrão de linguagem gráfica desenvolvido com o objetivo de disponibilizar um conteúdo que seja de fácil entendimento para todos que o utilizam.

De forma simples e clara, a metodologia BPM, desenvolvida pela BPMI (Business Process Management Initiative), é uma ferramenta de gestão motivada pelo foco no cliente, eficiência e eficácia, e que visa obter um desempenho consistente para a organização.

Clique no link abaixo para saber mais sobre o tema BPM.



Aluno: Rodrigo Ribeiro Zacariotto
RA: 517093

Processos de Negócios (BPM)




Os processos de negócio definem como uma empresa opera e se diferencia. A globalização, maior competição, e necessidades de se adequar à uma regulamentação mais rígida levam a necessidade de otimizar os processos para alcançar a excelência operacional. A vantagem competitiva reside na capacidade de adaptar os processos de negócio às condições de mudança rápida e eficiente.

Mesmo em organizações onde as aplicações estão conectadas e os fluxos de dados operam em tempo real, silos funcionais podem obstruir a transparência dos processos, deixando o trabalho descoordenado.


O Business Process Management (BPM) ou Gerenciamento de Processos de Negócio é:

• Um conceito que une gestão de negócios e  tecnologia da informação com foco na  otimização dos resultados das organizações através da melhoria dos processos de negócio.

• São utilizados métodos, técnicas e ferramentas para analisar, modelar, publicar, otimizar e controlar processos envolvendo recursos humanos, aplicações, documentos e outras fontes de informação.

Alguns tipos para ser utilizados: 


  • BPM na Nuvem: Reduz a barreira de adoção de BPM para que as empresas possam expandir suas iniciativas de BPM sob demanda, minimizando as despesas de TI.
  • BPM Corporativo: Permite às empresas automatizar, gerenciar e otimizar seus processos para maximizar a eficiência e eficácia operacional.
  • Modelagem de Processos de Negócio: Permite que especialistas em negócios possam modelar e gerenciar seus ativos de processos de negócios fornecendo mecanismos para o controle do ciclo de vida de processos de negócio.
  • Aplicações simples e Workflows: Permite aos usuários de negócio criar aplicações simples como formulários de pesquisas em minutos, eliminando a ineficiência de mecanismos ad hoc que hoje oneram a TI.

    Evoluindo na sua abordagem de descrever e melhorar processos, o BPM a partir de 2010 permite acoplar outras metodologias no seu modelo de gestão, como o Six-sigma. Com isso, são disponibilizadas ferramentas que permitem:
    • Visão – funções estratégicas e processo;
    • Definir – situação do processo atual ou melhorias a serem implantadas;
    • Modelar – simular mudanças de processos;
    • Analisar – comparar as várias simulações para selecionar o melhor processo;
    • Melhorar – implantar a melhoria selecionada;
    • Controlar – a partir de métricas definidas, avaliar o impacto das mudanças em tempo real e avaliar novas mudanças;
    • Reengenharia – a partir do zero, desenvolver novos processos baseados na inovação para obter melhores resultados.



    A TI e a Modelagem de Processos de Negócios

    Comunicação Ietec

    A velocidade com que uma empresa atinge seus objetivos é proporcional à consistência e eficácia dos seus processos. Esta é uma das características das empresas de TI que conseguiram se manter em um mercado altamente competitivo, marcado pela instabilidade econômica.
    Para garantir este ideal de gestão de processos, empresas vêm focando a atenção à modelagem de processos capaz de agregar um conjunto de práticas e soluções que promovem a integração dos processos de negócios com pessoas e sistemas dentro de um fluxo transparente de informações.
    “A modelagem de processos é uma ação ordenada que permite o completo entendimento da organização através da descrição e/ou representação gráfica de seus processos, identificando claramente os recursos (informação, pessoas, estrutura) necessários a sua execução e produtos gerados”, explica Patrícia Brasil, coordenadora de projetos e analista de negócios.
    De acordo com a especialista a modelagem de processos ainda, permite que a empresa trabalhe diariamente em cada uma das atividades desenvolvidas, orientada para a obtenção de seus propósitos empresariais: visão, missão e valores. A modelagem de processos é capaz de  disponibilizar aos gestores a informação correta para a tomada de decisão no nível estratégico, gerenciar processos e garantir a coordenação das atividades no nível operacional.
    “O principal benefício da modelagem de processos para uma empresa é a percepção de oportunidades de melhorias e de retorno financeiro no negócio que modelagem nos apresenta”, garante Rogério Rezende, chefe de manutenção da Comau.
    De acordo com Patrícia Brasil, que também é instrutora do Ietec, através da modelagem de processos, é possível identificar todos os pontos fortes e fracos (gerenciais ou operacionais), permitindo que a empresa atue sobre cada um deles de modo a minimizar ou maximizar seus efeitos.
    Resultado: as organizações investem em uma busca contínua da otimização de seus processos que caracteriza um diferencial competitivo importante para o posicionamento da organização em seu mercado.
    Benefícios também para o cliente. A modelagem de processos permite que os riscos na elaboração de determinado serviço ou produto sejam administrados com maior antecedência pelo prestador de serviço. Desta forma, a maneira como o negócio é desenvolvido é aprimorado continuamente (eficiência). Isto reflete na sustentabilidade e satisfação do cliente (eficácia). “Quanto mais cedo a empresa estiver interligada internamente mais eficiência ela terá para se ‘interligar’ ao seu cliente”, garante a instrutora.

    Governança

    Patrícia Brasil explica que a diminuição do risco organizacional e a racionalização do uso dos recursos proporcionados pela modelagem de processos contribui também para que as organizações alcancem a governança de TI. Diante de tantos benefícios, a modelagem de processos já é uma tendência nas organizações, ainda que a sua adoção ocorra em diferentes graus de implementação. “Existe uma tendência clara a substituir os preceitos da qualidade, que são baseados em conhecimentos por feedback, pelo preceito da modelagem de negócios que trabalha com conhecimento por ‘antecipação’", afirma a instrutora. Portanto, aos profissionais compete à capacitação. “Cursos sobre Modelagem de Processos garantem uma visão ampla e sistêmica de um assunto novo e atual, carente de referências nacionais”, destaca o analista de sistemas da Totvs, Edson Belém.







    Rodolfo Magalhães, 514318

    quarta-feira, 1 de outubro de 2014

    O Uso de Softwares para Processos de Negócios (BPM)

    Conhecido como BPM (Business Process Management), é extremamente importante dentro das organizações, pois através dele é possível estar continuamente desenvolvendo melhorias para os processos de negócios da organização, sempre focando agregar valor aos clientes e acionistas.

    O BPM também pode ser usado para entender melhor a estrutura de uma organização a partir das relações entre processos, pois com ele é possível abstrair os processos de negócios da infraestrutura de tecnologia.

    Tendo todo o conhecimento dos processos, utilizando softwares específicos , a organização consegue responder mais rapidamente as mudanças de comportamento dos consumidores, isso hoje em dia pode ser fator decisivo para o sucesso da empresa, em meio ao mercado cada vez mais competitivo.

    BPM é considerado um componente crítico de soluções de Inteligência Operacional, que consegue gerar informações em tempo real, permitindo tomadas de decisões rápidas e eficazes. Possuir informações em tempo real permite ajustar e automatizar processos com base em regras, minimizando procedimentos necessários para execução de um processo. Desta forma, o BPM pode ser visto como um intermediador entre a TI e o negócio.

    Um bom software para BPM, deve conter as seguintes funções:

    • Modelagem de processos;
    • Gerenciamento de segurança;
    • Ferramentas de colaboração;
    • Gerenciamento de formulários;
    • Portal de fluxo de trabalho (workflow);
    • Monitoramento de processos;
    • Análise de processos;


    Existem ótimos softwares pagos para BPM, porém também existem versões gratuitas como:

     




    Melhoria de Processos pelo BPM: Aplicação no Setor Público

    "A melhoria de processos é uma necessidade intrínseca para que as organizações respondam às mudanças que ocorrem constantemente em seu ambiente de atuação, bem como mantenham o nível competitivo de seus serviços (ANTUNES, 2006)."

    O BPM (Business Process Management) é uma metodologia que abrange diversos conceitos desde o desenvolvimento de um plano de negócio ao controle gerencial da organização. Baseia-se em um conjunto de técnicas que unifica Gestão de Negócios e Tecnologia da Informação, permite modelar um processo existente, testar inúmeras variões, gerenciar melhorias entre outros benefícios.
    Ele suporta os processos de negócios utilizando métodos, técnicas e softwares para desenhar, executar, controlar e analisar processos operacionais. Envolve humanos, organizões, aplicações, documentos e outras fontes de informação. O CBOK®, principal livro de referências sobre a metodologia BPM, o define como uma disciplina de gerenciamento e um conjunto de tecnologias que provê suporte ao gerenciamento por processo.
    Com a aplicação do BPM nas organizões, reformula-se toda a estrutura da organização, desde   tarefa mais   simple até   a mais   complexas, ele permite modelar o processo existente, testar inúmeras variações, gerenciar melhorias e/ou inovões que a organização pretenda seguir e entregar os resultados com rapidez.


    O modelo de Smith e Fingar está entre os modelos mais modernos, orientados para a metodologia BPM. E propõem um ciclo de vida dividido em oito etapas: descoberta, modelagem, distribuição, execução, interação, controle, otimização e análise do processo.
    O ciclo do BPM inicia com a criação de um plano estratégico que fornece uma direção para assegurar o alinhamento com a estratégia da organização. Nessa fase também se definem metas, expectativas e metodologias.


    Atualmente os métodos têm avançado para ampliar a integração da linguagem de processos com a linguagem de tecnologia da informação, e com isso o método BPMN (Business Process Modeling Notation) vem ganhando importância. Ele é um pado desenvolvido visando oferecer uma notação de mais fácil compreensão e utilização por todos os envolvidos nos processos de negócio.
    No geral o BPM é um pado de linguagem gráfica desenvolvido pelo BPMI (Business Process Management Initiative) e seu objetivo é disponibilizar uma notação que seja compreensível para todos os tipos de usuários.





    ALUNO: João Vitor da Silva Pinto
    R.A.: 517124



    Trabalho 3 - MELHORIA DE PROCESSOS PELO BPM: APLICAÇÃO NO SETOR PUBLICO


    MELHORIA DE PROCESSOS PELO BPM

          Gerenciamento de Processos de Negócio ou Gestão de Processos de Negócio ou, ainda, (Business Process  Management ou BPM) é um conceito
    que une gestão de negócios e tecnologia da informação com foco na otimização dos resultados das organizações através da melhoria dos processos de negócio. São utilizados métodos, técnicas e ferramentas para analisar, modelar,publicar, otimizar e controlar processos envolvendo recursos humanos,aplicações, documentos e outras fontes de informação.
       A utilização do BPM, ao longo dos últimos anos, vem crescendo de forma bastante significativa, dada a sua utilidade e rapidez com que melhora os processos nas empresas onde  foi implementado. A sua perspectiva de crescimento é muito grande, visto que ainda é um conceito pouco conhecido, principalmente no Brasil.

      O termo ‘processos operacionais’ se refere aos processos de rotina (repetitivos) desempenhados pelas organizações no seu dia-a-dia, ao contrário de ‘processos de decisão estratégica’, os quais são desempenhados pela alta direção. O BPM difere da remodelagem de processos de negócio, uma abordagem sobre gestão bem popular na década de 90, cujo enfoque não era as alterações revolucionárias nos processos de negócio, mas a sua melhoria contínua.
    Adicionalmente, as ferramentas denominadas sistemas de gestão de processos do negócio (sistemas BPM) monitoram o andamento dos processos de uma forma rápida e barata. Dessa forma, os gestores podem analisar e alterar processos baseado em dados reais e não apenas por intuição.
       A Gestão pela Qualidade Total estava no topo da lista de prioridades das empresas em todo o mundo. Na década de 90, Michael Hammer e James Champy lançaram o artigo “Don’t automate, obliterate” pela Harvard Business Review. Esse artigo foi o marco da chamada onda de BPR (Business Process  Management).
       É importante ressaltar alguns pontos, em relação ao BPM, para os gestores interessados em implantar o Gerenciamento de Processos de Negócios para alavancar os resultados de suas empresas. Primeiramente, o BPM é uma metodologia de otimização de processos avançada, que se desenvolveu e evoluíram a partir das experiências duas ondas anteriores (Gestão pela Qualidade Total e BPR). Segundo, os BPMS (ferramentas de sistema) não são o BPM (Gerenciamento de Processos de Negócios). As ferramentas de software utilizadas para automação dos processos são desejáveis, porém não devem ser o foco. O foco deve ser a melhoria dos processos de negócios para que as organizações possam alcançar os resultados esperados do negócio: lucratividade, satisfação dos clientes, otimização de custos etc. Outro ponto de atenção é que implantar o BPM (Gerenciamento de Processos de Negócios) em uma empresa não é simples, não é rápido, envolve mudança de comportamento das pessoas e comprometimento da alta administração. Por último, o uso da metodologia de Gerenciamento de Processos de Negócios se torna essencial para o sucesso de um projeto de implantação de BPM. Não necessariamente se deve contratar uma consultoria especializada, desde que os gerentes tenham conhecimento técnico suficiente e a empresa coloque o BPM como prioridade.
       O BPM, tem como objetivo prover o alinhamento dos processos de negócios com a estratégia (os processos são a execução da estratégia), os objetivos e a cadeia de valor das organizações.
        O Gerenciamento de Processos de Negócios utiliza as melhores práticas de gestão, tais como: o mapeamento dos processos, a modelagem, a definição do nível de maturidade, a documentação, o plano de comunicação, a automação, o monitoramento através de indicadores de desempenho e o ciclo de melhoria contínua. O objetivo é a melhoria contínua dos processos para se atingir os resultados esperados.
      Essas práticas aplicadas ajudam a maximizar os resultados e o desempenho dos processos, e assim fazer que as organizações tenham melhores resultados financeiros, vantagem competitiva, redução de custos, otimização de recursos, aumento da satisfação dos clientes através de produtos e serviços com um nível superior de qualidade.
    São todas as atividades necessárias para realizar um produto/serviço em uma empresa, ai incluímos as ferramentas necessárias, as tarefas das pessoas envolvidas, os tempos e momentos de cada ação, os recursos, etc.
        Uma das vertentes do BPM é o foco nas pessoas (human-centric), sendo estas o centro dos processos de negócio. Alguns BPMS vêm seguindo esta corrente buscando oferecer aos usuários maior facilidade e flexibilidade no uso, o que torna a experiência mais agradável, com ferramentas simples e intuitivas.

        A automação de processos de negócio é uma prática extremamente eficaz. Quando se automatiza processos, rapidamente é possível obter-se um controle mais rígido e adaptado às necessidades da empresa. Algumas empresas comercializam os suites por processos, e não pelo pacote completo, o que torna ainda mais acessível. Através da automação, um serviço melhor é oferecido ao cliente, dada a rapidez e organização que a empresa passará a apresentar. Além disso, terá seus custos reduzidos.

        A modelagem de processos é feita no próprio BPMS. Alguns destes seguem a notação mais usada atualmente, o BPMN (Business Process Modeling Notation). Esta notação trata-se de uma série de ícones padrões para o desenho de processos, o que facilita o entendimento do usuário. A modelagem é uma etapa importante da automação pois é nela que os processos são descobertos e desenhados. É nela também que pode ser feita alguma alteração no percurso do processo visando a sua otimização.

         Ciclo do BPM


         1-Estrategia e Planejamento:

    Este é o momento de desenvolver uma estratégia dirigida para processos. Pois tal desenvolvimento oferecerá estrutura e direcionamento para a gestão contínua dos processos e seu objetivo macro deve estar alinhado com os da empresa e para isso, é necessário ter conhecimento sobre as metas da empresa.

    2-Análise de processos de negócio:
    A análise do processo é quando serão validadas as informações antes da ação efetivamente. É quando o contexto no qual as metas e objetivos estão inseridos são medidos e suas variáveis, como fatores externos, são identificadas.


    3- Desenho e modelagem:
    Na prática, as pessoas tendem a achar que sabem como o processo funciona, mas ao desenhá-lo é possível identificar as falhas, repetições e fases desnecessárias. Portanto o desenho do processo é sua materialização. É neste momento que perguntas como: O quê, quando, onde, quem e como serão respondidas.

       Conforme comentado acima, essas três primeiras fases podem variar conforme a      maturidade da empresa na prática de BPM. Elas podem se tornar uma fase com três    etapas, ao invés de três fases. Consequentemente despende de menos tempo.

          4- Implementação do processo:
         Agora é à hora da ação: quando o desenho é posto em prática. É o momento também       de pequenos ajustes.

    5-Monitoramento e controle:
    Monitorar ajuda a prover informações sobre o desempenho através de métricas. E ajuda a pensar em ações de refinamento.

    6-Refinamento do processo:

    Mediante os resultados é preciso fazer uma melhoria ou redesenho de determinado processo. O monitoramento deve ser contínuo para que os resultados sejam alcançados. E assim, obtemos a satisfação da empresa.









    Aluna:Letícia Cristina Dias de Vasconcelos      RA: 517094