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quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Knowledge Management (Gestão de Conhecimento)

A Gestão de Conhecimento, que tem como base criar, identificar, integrar, recuperar, compartilhar e utilizar o conhecimento, está sendo considerada o novo destaque na administração moderna. Porém esse recurso a favor de muitas empresas não é algo que se possa comprar ou adquirir, mas que está associado à prática, a uma conquista diária, onde através de estímulos a busca e a agregação de conhecimento torna-se hábito, tanto dos colaboradores individualmente como da organização como um todo. 



Cada vez mais, a Gestão do Conhecimento  é uma realidade no mundo dos negócios, pois o conhecimento numa empresa não a torna mais competitiva, e sim o seu gerenciamento que faz a  diferença.

Para gerenciar conhecimento é fundamental a valorização das pessoas, pois são elas que possuem o conhecimento genuíno, aquele associado com técnica e prática, que quanto mais se compartilha e pratica, mais cresce. Porém, muitas organizações sabem da necessidade de gerir o conhecimento, mas ainda não sabem como trabalhar com esse processo, sendo comum a dificuldade de muitas pessoas e organizações a saberem como lidar com estes recursos adequadamente. Abaixo há dois itens que podem ajudar a organização na gerência do conhecimento:
  • Mapeamento do Conhecimento Organizacional: identificar o que cada colaborador domina e permitir que todos tenham acesso as informações fornecidas por ele.
  • Estimular o Aprendizado: apresentar alternativas que incentivem o colaborador a participar mais da organização.



Muitos dos desafios empresariais atuais podem ser resolvidos e muitas das oportunidades podem ser aproveitadas a partir das práticas de Gestão do Conhecimento, estimulando aprendizagem em todos os níveis das organizações.

A Gestão de Conhecimento tornou-se uma exigência do mercado e de metodologias de qualidade, sendo uma necessidade de todas as organizações. A consequência para as que não investem e estimulam o conhecimento é estar sempre atrás das demais organizações.



Rodrigo Ribeiro Zacariotto
517093


1 Trabalho 2 Bimestre Gestão Eficiente TIC pagina 55.


GESTÃO DO CONHECIMENTO E O DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL (Knowledge Management)

GESTÃO DO CONHECIMENTO E O DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL (Knowledge Management)



A Gesão do Conhecimento e o Desenvolvimento Empresarial grande destaque no ambiente organizacional, pois, sem sombra de dúvida, uma das grandes vantagens competitivas é o capital intelectual. A velocidade das mudanças, o avanço tecnológico, concorrência acirrada, clientes cada vez mais exigentes, são realidades que fazem com que as organizações tenham que dar respostas inovadoras para se manterem firmes na crista da onda. 

Diante desse cenário, a gestão do conhecimento (GC) se torna um valioso recurso estratégico para o desenvolvimento das empresas, um fator indispensável para a sustentabilidade das organizações. A gestão do conhecimento é uma prática estruturada que estimula a inovação, com foco na geração de resultados. De acordo com Davenport e Prusak, no livro “Conhecimento Empresarial: Como As Organizações Gerenciam o Seu Capital Intelecutal”, a GC passa por três pilares: criação, disseminação e utilização de conhecimentos.

Através da GC, os colaboradores são incentivados a compartilhar aquilo que sabem, mas, também, incentivados a buscarem novos conhecimentos para que toda experiência apreendida possa ser acessada por todos a fim de melhorar a produtividade. A gestão do conhecimento teve sua origem no conceito inglês KM (Knowledge Management), que significa a criação de processos que gerem, armazenem e gerenciem os conhecimentos na organização. Aplicar a gestão do conhecimento na empresa, vai contribuir para superar qualquer ameaça, seja uma crise ou concorrência. Por esse motivo, é comum observar que empresas já estão se preocupando cada vez mais em investir na educação corporativa.

VANTAGENS DA GESTÃO DO CONHECIMENTO
     Estar à frente concorrência;
     Melhoria na qualidade da prestação de serviços;
       Diminuição de “re-serviços”, reduzindo custos e desenvolvendo melhores produtos;
       Otimização dos processos internos, agilidade e fluidez;
       Antever as mudanças.

APLICAÇÃO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO
Não existe uma abordagem única, ou uma “receita” para aplicação da GC na organização. Vale lembrar que a GC deve contribuir para que a empresa atinja seus objetivos estratégicos, então, pode variar de empresa para empresa. Para evitarmos muitos conceitos, vejamos a seguir alguns exemplos práticos que algumas empresas desenvolvem em seus projetos de GC:

Juntar as melhores práticas. Recentemente, uma palestra em um seminário de uma indústria de alimentos. Essa empresa se preocupou em envolver os colaboradores na criação de algumas soluções, com objetivo de melhorar os produtos e reduzir a reclamação de clientes. Fiquei surpreso, pois no seminário vários grupos apresentaram as soluções, as quais foram aplicadas por um período dentro da fábrica. Os grupos mensuraram os resultados, usando indicadores e pesquisas. Com isso, criaram um novo conhecimento, padronizando e melhorando os processos. O resultado foi fantástico, houve redução significativa das reclamações dos clientes e diminuição de despesas na produção. E o mais interessante, as soluções foram criadas a partir da experiência e criatividade dos próprios colaboradores.

Variação de atividades ou “job rotation”. Isso significa conduzir o colaborador a adquirir novas experiências, atuando por um período em outros setores ou cargos. Essa prática impede a famosa “zona de conforto” e faz com que o colaborador aprenda coisas novas.

Investir em treinamentos continuados que agreguem informações que possam ser transformadas em conhecimentos, mas, a capacitação tem que estar alinhada com os objetivos da empresa.
Programa de desenvolvimento gerencial. Algumas empresas não encontram no mercado um gerente que tenha uma formação direcionada para o seu modelo de negócio. Veja o exemplo de um de nossos clientes, uma rede de supermercados, que criou um programa para formar futuros gerentes de lojas, preparando-os para que sejam especialistas conforme os procedimentos de gestão da empresa. Os colaboradores que recebem a formação são selecionados de acordo com alguns critérios, um deles, devem atuar há vários anos na empresa e possuírem experiência dentro do setor supermercadista. A formação é dada por vários colaboradores internos que se tornaram especialistas no que fazem, por exemplo, controle de qualidade e perecíveis, gestão de estoque, comunicação visual e etc.

Infelizmente, existem alguns entraves que impedem a aplicação da GC nas empresas. Um deles é àquele gerente ou empresário que ainda pensa assim: “Não vou treinar meu colaborador, depois ele sai da empresa e leva tudo que o aprendeu para a concorrência”. Se você é um gestor e pensa assim, mude já. É melhor correr o risco de treinar os colaboradores, mesmo sabendo que eles podem ir para a concorrência do que nunca treinar e ter funcionários medíocres sempre trabalhando em sua empresa. Para que a GC seja um fator determinante para o crescimento empresarial, o R.H. e a área de T.I. podem atuar como facilitadores nesse processo, contribuindo para que os gestores das diversas áreas e suas equipes disseminem e incorporem o conhecimento. Existem empresas que possuem excelentes gestores de negócios, mas, na maioria das vezes eles não são bons em gestão de pessoas e muito menos na disseminação do conhecimento. Nesse caso, o R.H. pode ajudar a construir o conhecimento dentro da organização. Quanto a área de tecnologia, ela deverá servir de suporte à GC, atuando como coadjuvante, aliando o conhecimento humano com a velocidade.

Portanto, as empresas de sucesso já sabem que não dá mais para se manterem competitivas sem ações efetivas que criam e integram o conhecimento para todos os níveis da organização. É preciso que os líderes envolvam as pessoas para que ninguém fique guardando o conhecimento na “gaveta”. Conhecimento precisa ser transformado em resultados e para isso, é preciso definir com clareza quais são os objetivos da organização e utilizar a GC com uma poderosa ferramenta que contribuirá para que a empresa seja melhor a cada dia...




Felippe Victorino Ribeiro
517643


Gestão do conhecimento 



O conhecimento é algo que uma organização possa ter de mais valioso, e tais organizações começaram a perceber isto e tornar o conhecimento algo de extrema importância.
A principal ideia que se tem na área de gestão do conhecimento está na busca da melhoria do desempenho através de condições organizacionais que sejam favoráveis, processos de localizações e criação de conhecimento.
A gestão do conhecimento promove um aumento de competitividade por se fazer do melhor uso dos conhecimentos que a organização possua. Esta gestão do conhecimento esta se tornando uma realidade com um grau de importância muito grande, por ser um recurso estratégico muito valioso dentro da vida das organizações e das pessoas que a fazem parte dela, onde em um curto prazo ou longo prazo o retorno do investimento será obtido.
O que se ocorre hoje em dia é que os conhecimentos que as organizações adquirem ou já possuem  são passados para os membros da organização,mas não somente o conhecimento deve ser passado mas também informações devem ser transformadas em conhecimento e passadas aos interessados, com isto pode-se ganhar em aspectos como uma motivação para com os colaboradores, um melhor relacionamento entre no ambiente interno e externo da organização, capacitação dos funcionários, dentre outros
Quando implantado esta gestão pode-se notar  grandes melhorias em aspectos como a rapidez e a agilidade nas tarefas do dia a dia, mas a organização tem que fazer algum esforço para que as pessoas que já adquirem um bom conhecimento dentro da empresa permaneçam nela, podendo ser esta motivação em forma de bonificações, viagens, ou outro meio de recompensa que faça com que o funcionário tenha prazer de trabalhar.
A questão da TI nas empresas concatenadas com a gestão de conhecimento pode nos transformar dados que surgem naturalmente de qualquer organização em dados, e estes dados transformados em conhecimentos de uma maneira muito rápida, fácil e precisa para que se possa fazer uma tomada de decisão consciente e se manter na competitividade do mercado que se torna cada vez mais exigente.





Edson Gonçalves de Morais                                                RA: 517636

Knowledge Management (Gestão do Conhecimento)


Não é nenhum segredo que `o conhecimento é poder", e, portanto, não deve surpreender ninguém que a gestão do conhecimento é uma tarefa altamente política. Se o conhecimento é associado com o poder, dinheiro e sucesso, então ela também está associada.

 Alguns gestores criticam política e argumentam que eles só ficam no caminho. Mas os gerentes astutos do conhecimento irá reconhecer e cultivar a política. Eles vão fazer lobby para o uso e valor do conhecimento. Eles vão cultivar como os primeiros a adotar abordagens de gestão do conhecimento.

Muitas empresas estão começando a sentir que o conhecimento de seus funcionários é o seu bem mais valioso. Eles podem estar certos, mas alguns realmente começaram a gerir seus conhecimentos em larga escala. A gestão do conhecimento, até agora, foram abordados em cada uma um nível tecnológica filosófica ou, com pouca discussão.

Não está claro na maioria das organizações que detém ou tem direitos de uso para o conhecimento dos colaboradores. É o conhecimento de funcionários próprios ou alugados? É todo o conhecimento na cabeça dos funcionários da propriedade do empregador?

. Captura de conhecimento, ou seja, criação de documentos e documentos de passar para sistemas de computador.

. Agregando valor ao conhecimento através da edição, embalagens e poda.

. Desenvolver conhecimento de categorização e categorizar novas contribuições para o conhecimento.

. O desenvolvimento da tecnologia da informação e aplicações para a distribuição do conhecimento.

. Educar os funcionários sobre a criação, compartilhamento e uso do conhecimento.

Recursos de negócios-chave, como o trabalho e o capital têm funções organizacionais substanciais dedicados à sua gestão. O conhecimento não será bem gerido até que algum grupo dentro de um grupo que tem clara responsabilidade para o trabalho. Entre as tarefas que um grupo pode executar são a coleta e categorização do conhecimento que estabelece uma infraestrutura tecnológica orientada para o conhecimento e acompanhamento da utilização do conhecimento.

A função de gestão de conhecimento pode inspirar ressentimento e preocupação dentro da organização se pretende montar e controlar todo o conhecimento. O objetivo de tal organização deve ser apenas para facilitar a criação, distribuição e uso do conhecimento por outros. Além disso, os gerentes de conhecimento em si não devem implicar por suas palavras ou ações que são mais 'experiente' do que qualquer outra pessoa. 

Gestão de Conhecimento (Knowledge Management)




Gestão do conhecimento é a gestão das atividades e processos que promovem o conhecimento para o aumento da competitividade por meio do melhor uso e da criação de fontes de conhecimento individuais e coletivas”.
Gestão do conhecimento não trata apenas de gestão dos ativos de conhecimento mas também da gestão dos processos que atuam sobre estes ativos. Estes processos incluem: desenvolver, preservar, utilizar e compartilhar conhecimentos. Por isso, gestão do conhecimento envolve identificação e análise dos ativos de conhecimento disponíveis, e desejáveis, além dos processos com eles relacionados. Também envolve o planejamento e o controle das ações para desenvolvê-los (os ativos e os processos), com o intuito de atingir os objetivos da organização.
Gestão do conhecimento é uma atividade de negócios com dois aspectos básicos. De um lado, trata o componente de conhecimento das atividades de negócios explicitamente como um fator de negócios refletido na estratégia, política e prática em todos os níveis da empresa e, por outro lado, estabelece uma ligação direta entre as bases intelectuais da empresa – explícitas (codificada) e tácitas (“Know-how” pessoal) – e os resultados alcançados”.
Na prática, gestão do conhecimento engloba as seguintes etapas:
Identificar e mapear os ativos intelectuais detidos pela empresa;
Gerar novos conhecimentos para oferecer vantagens competitivas no mercado;
Tornar acessíveis grandes quantidades de informação corporativas, compartilhando as melhores práticas e a tecnologia que torna possível tudo isso – incluindo groupwares e intranets. Isto engloba muita coisa e deveria tornar-se parte integrante da maioria dos negócios.
A gestão do conhecimento inclui a auditoria dos ativos intelectuais que focaliza fontes, funções críticas e potenciais gargalos que podem impedir o fluxo normal do conhecimento. Também está incluído o desenvolvimento da cultura e dos sistemas de apoio que protegem os ativos intelectuais da deterioração e procuram oportunidades para aprimorar decisões, serviços e produtos através da inteligência e das agregações de valor e de flexibilidade. Ela vem complementar e realçar outras iniciativas na empresa, como a inteligência competitiva, e está no centro do aprendizado de uma organização, suprindo-a de ideias que avancem e a sustentem numa posição competitiva”.
A definição de gestão do conhecimento pode ser melhor entendida se reexaminarmos os conceitos de ativos intangíveis.
De fato, o resultado das ações das pessoas, no ambiente, pode ser tangível (cultivar jardins, conduzir um carro, etc…) ou intangível (ter ideias, estabelecer relacionamentos com outras pessoas, etc…). Neste sentido, pode-se dizer que as pessoas criam relacionamentos, externos e internos, para se expressarem no ambiente no qual elas estão inseridas. Por outro lado, da mesma forma que as pessoas, as empresas também criam relacionamentos externos e internos. Além disso, como as pessoas têm capacidade de agir numa grande variedade de possíveis situações, quando elas estão desenvolvendo uma atividade de trabalho, dentro de uma organização, elas aumentam o seu valor. Por isso, a competência humana é, também, um ativo intangível. Pode-se dizer, então, que são três as famílias de ativos intangíveis que deveriam ser incluídos no balanço de uma empresa:
Relacionamentos externos: dizem respeito às relações com os clientes, fornecedores e a imagem da empresa junto à sociedade;
Relacionamentos internos: dizem respeito aos conceitos, modelos gerenciais, programas de computadores, sistemas administrativos e registros de patentes que fazem parte da empresa;
Competência dos funcionários: diz respeito a capacidade de ação das pessoas, dentro das empresas, em situações distintas.
O conhecimento cresce ao ser compartilhado e ao ser utilizado. Quando doamos um dólar a alguém, este alguém ganha o dólar, mas nós o perdemos. Quando nós transferimos conhecimento a alguém, este alguém ganha, mas nós continuamos com ele também e, neste caso, há uma ampliação do conhecimento. Na verdade, o conhecimento é duplicado. Estamos acostumados com a depreciação dos ativos tangíveis, como carros, computadores e eletrodomésticos, na medida em que eles são utilizados. Ao contrário, se um ativo intangível não é utilizado (como, por exemplo, a habilidade de falar outro idioma), então ele se deteriora. De fato, o conhecimento perde seu valor quando não utilizado. Se as empresas são constituídas de mais ativos intangíveis do que tangíveis, então os intangíveis constituem um fator determinante para a economia das empresas.

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

KNOWLEDGE MANAGEMENT


Um recurso estratégico tanto para a vida da empresa quanto para a das pessoas envolvidas com ela. A TI quando aliada a Gestão do Conhecimento hoje é diferente de antigamente, agora toda informação se transforma em conhecimento e é distribuída a todos os interessados.

Mas apenas acessar esse conhecimento não é suficiente, é necessário se aprofundar para obter sucesso e uma boa comunicação entre quem envia e quem recebe as informações é um fator importantíssimo na Gestão.


Sobre o gerente, o conhecimento que ele deve possuir é maior que os dos demais relacionados, não para aumentar seu ego pois é em relação as suas atitudes com outros funcionários que seu conhecimento é utilizado, novamente citando boa comunicação. As pessoas que estão sobre o comando do gerente precisam que ele passe uma imagem bem estruturada, afinal eles precisam ter confiança para suportar as decisões do gerente e acreditar que são a melhor escolha. Essas pessoas que levam o gerente e suas decisões adiante.

Os investimentos da empresa devem ser feitos de modo equilibrado, pensar sempre com pessimismo e otimismo para não se iludir ou desanimar com projeções futuras. Quando a empresa aproveita o que existe de melhor falando em tecnologia, é possível ter um ótimo aproveitamento mas não deve ser excluída a intervenção humana.

O conhecimento é a matéria prima mais valiosa para uma empresa, hoje quando se tem em vista as mudanças já ocorridas no cenário mundial como globalização da economia e os avanços tecnológicos pode-se confirmar essa informação. Informação quando compartilhada gera mais informação.

Cabe à Gestão do Conhecimento, utilizando as informações em posse da empresa, criar, identificar, integrar, recuperar e compartilhar essas informações. Para as empresas que adotam essa gestão, nota-se melhorias referente a agilidade e rapidez, mas é preciso manter as pessoas que possuem conhecimento na empresa, através de recompensas e outros meios de motivação.
Se cada pessoa proporcionar um pouco do seu conhecimento ao juntar toda a informação, é alcançado um conhecimento ainda maior.

Para uma empresa que identifica dentro de si a fonte de seu conhecimento existe a possibilidade de aumentar seu aproveitamento e tornar seu valor maior, por isso é necessário o gerenciamento desse conhecimento.

Aluno: João Vitor da Silva Pinto                                  R.A.: 517124

Gestão do Conhecimento (Knowledge Management)



Nos últimos tempos, apesar de ser de maneira bastante lenta, as organizações começaram a perceber o valor precioso que o conhecimento representa para a empresa, e desta forma investir em conhecimento passou a não ser apenas um diferencial e sim uma necessidade, que gera a valorização dos patrimônios intangíveis da empresa. A valorização se obtém ao investir em Gestão do conhecimento, pode ser bem observado em casos de algumas grandes empresas, onde o valor de mercado da organização pode ser superado, e muito, o valor do patrimônio financeiro e físico (patrimônio tangíveis) acumulados.

Com isso, podemos dizer que a Gestão do Conhecimento é o processo sistemático de identificação, criação, renovação e aplicação dos conhecimentos que são estratégicos na vida da empresa, através dele à organização permite saber o que ela sabe.

Porém existem alguns desafios que surgem ao impôr a gestão de conhecimento dentro da empresa:
  • O primeiro é influenciar o comportamento do trabalhador, considerando o maior deles;
  • Fazer com que as lideranças da organização comprem a ideia;
  • Determinar como classificar o conhecimento;

No artigo Ten Principles of Knowledge Management and Four Case Studies (Dez Princípios da Gestão do Conhecimento e Quatro estudos de casos), de Thomas H. Davenport, ele cita 10 principios da gestão do conhecimento, que são:
  1. Gestão do conhecimento é cara.
  2. A Gestão eficaz do Conhecimento requer soluções híbridas de pessoas e tecnologia.
  3. Gestão do conhecimento é altamente política.
  4. Gestão do conhecimento requer gestores do conhecimento.
  5. Os benefícios da Gestão do conhecimento estão mais nos mapas do que nos modelos, mais nos mercados do que nas hierarquias.
  6. Compartilhar e usar conhecimento, frequentemente, são atos não naturais.
  7. Gestão do conhecimento significa melhorar os processos de trabalho do conhecimento.
  8. O acesso ao conhecimento é somente o começo.
  9. Gestão do conhecimento nunca termina.
  10. Gestão do conhecimento requer um contrato de conhecimento.

Ao implantar a gestão de conhecimento, também é necessário ter em mente que nada será para sempre, pois o conhecimento existente logo se torna obsolete, cabe então, a cada empresa o papel de estar sempre  inovando suas estratégias e sua base de conhecimento, para que desta forma possa sempre garantir a sua sobrevivência no mercado.

terça-feira, 14 de outubro de 2014

  Gestão do Conhecimento (Knowledge Management) 


      Refere-se à criação, identificação, integração, recuperação, compartilhamento e utilização do conhecimento dentro da empresa. É  conhecido, e considerado um sistema de gerenciamento corporativo. Tendo em vista as mudanças ocorridas, como a globalização da economia, o avanço tecnológico, o conhecimento tornou-se valioso. As empresas passaram por três etapas: era industrial clássica, era industrial neoclássica e era da informação. A Tecnologia da Informação aliada à Gestão do Conhecimento  torna-se um meio e não um fim, para o sucesso de uma estratégia. Ao contrário do que acontecia antigamente, em que as empresas guardavam seus conhecimentos a sete chaves, com a          Gestão do Conhecimento, toda informação deve ser transformada em conhecimento e distribuída a todos interessados. O segredo está em divulgá-lo em toda organização, e não mais detê-lo. O conhecimento passa a ser ativo da empresa, portanto motivar, recompensar e reter as pessoas que têm conhecimento é um foco das empresas bem sucedidas.Com a adoção do “KM”, um dos principais benefícios, além de outros, é o melhor aproveitamento do conhecimento já existente na empresa. É como se o próprio valor da empresa se tornasse maior a cada momento, em cada ação bem sucedida de pessoas comprometidas. Agregando valores às pessoas e à empresa.
      A Gestão do Conhecimento é um valioso recurso estratégico para a vida das pessoas e das empresas, que a médio e longo prazo colherá frutos. A agilidade e rapidez passam a ser característica das empresas que adotam o Knowledge Management. Constatado que a principal fonte de conhecimento já se encontra na própria empresa, faz-se necessário o seu gerenciamento. Cada vez mais, a Gestão do Conhecimento é uma realidade no mundo dos negócios, pois o conhecimento numa empresa não a torna mais competitiva, e sim o seu gerenciamento que faz a diferença. Com a Gestão do Conhecimento temos a “venda” do projeto para todos os colaboradores; a importância do treinamento, a educação; todos participantes ativos ou receptivos serão beneficiados pela estratégia; a premiação, como forma de reconhecimento; e a comunicação clara, atingindo todos os níveis afetados. A Knowledge Management vem de encontro com o capital intelectual e a Tecnologia da Informação; sendo que precisamos reorganizar esses valores, que muitas vezes se encontram dispersos. Trata-se de uma mudança de comportamento para se agregar valores, o segredo está nas pessoas, nada mais é que criação de valor.





Aluna:Letícia Cristina Dias de Vasconcelos RA:517094

domingo, 12 de outubro de 2014

GESTÃO DO CONHECIMENTO 


O conhecimento é o bem mais valioso que uma pessoa pode-se ter, e as empresas começaram a enxergar isto em seus funcionários, mais não é tão fácil assim quanto parece ser, pois a empresa precisa dar um voto de confiança aos seus funcionários ouvindo-os e deixando-os participar de forma ativa, com isso eles se sentem valorizados, pois estão participando, dividindo suas opiniões e se aprofundam em interesse em desenvolver suas respectivas funções.Por outro lado a empresa deixa de investir em processos e começa a investir em pessoas. A gestão do conhecimento custa muito caro, mais não tão caro quanto à estupidez e a ignorância de um funcionário, sai muito mais barato para a empresa investir na gestão do conhecimento aperfeiçoando seus funcionários, e vendo por outro lado, quanto custa para uma empresa perder um funcionário chave que sabe tudo dentro da empresa?Custa muito caro, então a empresa deve ponderar seus investimentos pensando nos dois lados da moeda. Aproveitar o que há de melhor em tecnologia permitirá há empresas um ótimo aproveitamento sobre os mesmo, mais para que isso funcione precisa ainda de um bom trabalho humano, ou seja, por traz de tudo isso, o trabalho humano ainda é forte para que isso aconteça, fazendo uma comparação entre os mesmo, seres humanos possuem uma qualidade e as máquinas possuem outras, as empresas só tem que ficar atenta em saber preservar essas qualidades mantendo o equilíbrio entre ambas, sabendo agregar as qualidades de ambos ao mesmo tempo, obviamente obterá bons resultados garantindo assim conhecimento de grande eficácia. A gestão do conhecimento é altamente política, é preciso saber convencer aos demais, e isso é um trabalho árduo, os gerentes teoricamente são os detentores de maiores conhecimentos com isso é preciso ter argumento e um pouco de política para convencer aos demais, e para isso é preciso ter há anos um acumulo de conhecimentos, ou seja, experiência. É claro que há muitas controvérsias, mas aquele que é esperto saberá que com conhecimento adquirido sempre terá uma vantagem sobre os outros. O gerente é preciso conhecer sobre grande parte dos processos com isso, o seu conhecimento é bem maior que aos demais, mais isso não pode elevar o ego do gerente, é preciso ponderar e enxergar que isto é aplicado para a qualidade, chegar a excelência e não como objeto de alimentação do ego e querer levarem vantagem sobre aos demais que possuem pouco conhecimento e a empresa fica responsável em monitorar de forma que esse conhecimento está sendo aplicado.É necessário mapear os modelos, as estratégias de mercado, fazer levantamentos e implementar esses modelos, colocar em praticas, com isso podendo projetar até o futuro quase certo com esses mapas.Se o conhecimento é algo muito valioso para que eu irei compartilhar meus conhecimentos? Pois é, isto é uma questão extremamente complicada, pois quem detém conhecimento raramente não se sente obrigado a compartilhar essas informações ou até mesmo usá-los, para isso que isso não ocorra, é preciso que quem possuem esses conhecimentos esteja motivado e tenha segurança em si próprio, muitas das vezes há empresas que até recompensam seus funcionários para que compartilhem seus conhecimentos, veja como o conhecimento é algo realmente muito valioso. Com conhecimento é possível melhorar os processos de trabalho, isto é possível, pois com o conhecimento permite nós analisar, reestruturar, fazer pesquisas de mercados, e em cima desses levantamentos podemos verificar onde há essas falhas, e aplicar uma melhora nesses processos, isto é ótimo para a empresa. Ter acesso ao conhecimento não é apenas o suficiente para o conhecimento é preciso atenção e aprofundar para chegar ao sucesso, é importante que se tenha uma boa relação e uma boa comunicação entre quem irá passar o conhecimento e quem irá receber o conhecimento, dessa forma nota-se que a cada passo que se dá percebe-se que o acesso ao conhecimento é apenas o começo. As tarefas da gestão do conhecimento são intermináveis, nunca pode achar que conhecimento que se possuem não há uma evolução, cada vez mais que passa é preciso adquirir mais e mais conhecimento, estar ligado as mudanças e se interagir, pois só assim você irá saber se melhorou ou piorou a situação, mas para avaliar isto é preciso conhecimento. É preciso possuir um contrato para quem possuem a gestão do conhecimento, imagine se um funcionário que conhece todas as partes de uma empresa resolva sair sem passar nenhum conhecimento para os demais, como ficaria a situação dessa empresa? Provavelmente que essa empresa não estaria mais no mercado. É preciso que esses conhecimentos sejam documentados para possível uso depois, a valorização do conhecimento é essencial em uma organização, pois não fica refém apenas de uma pessoa e assim o conhecimento se torna refém da empresa. 


Bruno Henrique do Nascimento - R.A. 517957