Melhoria de processos pelo BPM.
A gestão de processos hoje em dia é uma abordagem essencial para qualquer empresa e a ferramenta BPM (Business Process Management) aparece no cenário como uma das principais do mercado.
A ferramenta analisa, mapeia e sugere melhorais no processo de trabalho, com o intuito de otimizá-lo, a fim de atender as necessidades necessárias para o planejamento.
O BPM tem sido referenciado com uma introdução ao gerenciamento holístico para alinhar processos de negócio das organizações com as necessidades dos clientes.
Ele procura obter a melhora dos processos continuamente. Isto pode, no entanto, ser descrito como otimização de processo. É discutido que o BPM permite que organizações sejam mais eficientes, mais efetivas e mais capazes de mudanças do que aquelas com foco funcional, com abordagem de gerenciamento tradicional.
A alta direção da empresa pode enxergar, por exemplo, onde estão os problemas, quem está atrasando (e o quanto está atrasando) determinada tarefa, com que frequência isso ocorre, o percentual de processos concluídos e em andamento, entre outros. Como consequência, fatores cruciais para o bom desempenho da organização podem ser analisados com extrema facilidade e rapidez o que geralmente não ocorre com outras ferramentas que não o BPM.
Além disso, as pessoas participantes do processo também são beneficiadas: com o BPM, elas têm o seu trabalho facilitado uma vez que recebem tarefas e devem simplesmente executá-las sem se preocupar com aspectos como, por exemplo, para onde devem enviá-las uma vez que o processo já foi desenhado e todas as possíveis situações de seguimento deste já estão registradas.
Rafael Bocca
RA: 517101
Bom artigo e bem descritivo, entendi que com o processo de BPM ( Business Process Management) podemos padronizar processos corporativos e na produtividade e eficiência. As soluções de BPM servem ainda para medir, analisar e aperfeiçoar a gestão do negócio e dos processos de análise financeira de uma empresa.
ResponderExcluir