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quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Processos de Negócios (BPM)




Os processos de negócio definem como uma empresa opera e se diferencia. A globalização, maior competição, e necessidades de se adequar à uma regulamentação mais rígida levam a necessidade de otimizar os processos para alcançar a excelência operacional. A vantagem competitiva reside na capacidade de adaptar os processos de negócio às condições de mudança rápida e eficiente.

Mesmo em organizações onde as aplicações estão conectadas e os fluxos de dados operam em tempo real, silos funcionais podem obstruir a transparência dos processos, deixando o trabalho descoordenado.


O Business Process Management (BPM) ou Gerenciamento de Processos de Negócio é:

• Um conceito que une gestão de negócios e  tecnologia da informação com foco na  otimização dos resultados das organizações através da melhoria dos processos de negócio.

• São utilizados métodos, técnicas e ferramentas para analisar, modelar, publicar, otimizar e controlar processos envolvendo recursos humanos, aplicações, documentos e outras fontes de informação.

Alguns tipos para ser utilizados: 


  • BPM na Nuvem: Reduz a barreira de adoção de BPM para que as empresas possam expandir suas iniciativas de BPM sob demanda, minimizando as despesas de TI.
  • BPM Corporativo: Permite às empresas automatizar, gerenciar e otimizar seus processos para maximizar a eficiência e eficácia operacional.
  • Modelagem de Processos de Negócio: Permite que especialistas em negócios possam modelar e gerenciar seus ativos de processos de negócios fornecendo mecanismos para o controle do ciclo de vida de processos de negócio.
  • Aplicações simples e Workflows: Permite aos usuários de negócio criar aplicações simples como formulários de pesquisas em minutos, eliminando a ineficiência de mecanismos ad hoc que hoje oneram a TI.

    Evoluindo na sua abordagem de descrever e melhorar processos, o BPM a partir de 2010 permite acoplar outras metodologias no seu modelo de gestão, como o Six-sigma. Com isso, são disponibilizadas ferramentas que permitem:
    • Visão – funções estratégicas e processo;
    • Definir – situação do processo atual ou melhorias a serem implantadas;
    • Modelar – simular mudanças de processos;
    • Analisar – comparar as várias simulações para selecionar o melhor processo;
    • Melhorar – implantar a melhoria selecionada;
    • Controlar – a partir de métricas definidas, avaliar o impacto das mudanças em tempo real e avaliar novas mudanças;
    • Reengenharia – a partir do zero, desenvolver novos processos baseados na inovação para obter melhores resultados.



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