Processos de Negócios (BPM)
Mesmo em organizações onde as aplicações estão conectadas e os fluxos de dados operam em tempo real, silos funcionais podem obstruir a transparência dos processos, deixando o trabalho descoordenado.
O Business Process Management (BPM) ou Gerenciamento de Processos de Negócio é:
• Um conceito que une gestão de negócios e tecnologia da informação com foco na otimização dos resultados das organizações através da melhoria dos processos de negócio.
• São utilizados métodos, técnicas e ferramentas para analisar, modelar, publicar, otimizar e controlar processos envolvendo recursos humanos, aplicações, documentos e outras fontes de informação.
Alguns tipos para ser utilizados:
Evoluindo na sua abordagem de descrever e melhorar processos, o BPM a partir de 2010 permite acoplar outras metodologias no seu modelo de gestão, como o Six-sigma. Com isso, são disponibilizadas ferramentas que permitem:
- Visão – funções estratégicas e processo;
- Definir – situação do processo atual ou melhorias a serem implantadas;
- Modelar – simular mudanças de processos;
- Analisar – comparar as várias simulações para selecionar o melhor processo;
- Melhorar – implantar a melhoria selecionada;
- Controlar – a partir de métricas definidas, avaliar o impacto das mudanças em tempo real e avaliar novas mudanças;
- Reengenharia – a partir do zero, desenvolver novos processos baseados na inovação para obter melhores resultados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário