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quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Gerenciamento de processos de Negócio



O BPM (Business Process Management) possibilita padronizar processos corporativos e ganhar pontos de produtividade e eficiência e ainda servem para medir, analisar e aperfeiçoar a gestão do negócio  dos processos de análise financeira de uma empresa.
O que é BPM?
O conceito de BPM surgiu há pouco nos Estados Unidos, mas somente em 2003 começou a ser utilizado em grande escala por organizações interessadas em novas ferramentas para a implementação e controle de suas estratégias. BPM (Business Process Management, ou Gestão da Performance Corporativa) é uma categoria de sistemas focada em acompanhamento de performance.
O aparecimento do BPM aconteceu a partir da onda de implementação dos sistemas integrados de gestão (ERPs) nas grandes empresas privadas, no final da década passada (estão nessa categoria produtos como SAP, Peoplesoft e seus similares nacionais Microsiga, Datasul etc.). Os ERPs contêm uma infinidade de regras,cuja alteração é custosa e demorada, requerendo pessoal especializado, de TI. Já os BPMs extraem dos ERPs a administração dessas regras e possibilitam aos analistas de processo fazer alterações sem alterar a programação.
O BPM permite a análise, definição, execução, monitoramento e administração de processos, incluindo o suporte para a interação entre pessoas e aplicações informatizadas diversas. Acima de tudo, ele possibilita que as regras de negócio da organização, travestidas na forma de processos, sejam criadas e informatizadas pelas próprias áreas de gestão, sem interferência das áreas técnicas. A meta desses sistemas é padronizar processos corporativos e ganhar pontos em produtividade e eficiência. 
BPM – Business Process Management (Gerenciamento de processos de Negócio) tem como foco aperfeiçoar os resultados das organizações através de melhorias dos processos de negócio, alinhando os processos das organizações de acordo com as necessidades dos clientes e procura obter a melhora dos processos continuamente. Tornando as organizações mais eficientes, mais efetivas e com maior capacidade de mudanças. Visando a Tecnologia da Informação a utilização do BPM está se tornando bastante frequente nas organizações. Pois ele vem melhorando os processos operacionais das empresas onde é implementando. Processos operacionais são rotinas feitas no dia a dia da empresa. Os sistemas BPM monitoram o andamento das rotinas (processos) de forma rápida e barata, de forma que seja possível analisar e alterar as mesmas baseadas em dados reais. Os sistemas BPM podem mostrar as rotinas que estão atrasadas dentro da organização, quanto elas estão atrasadas, com qual frequência isso ocorre, o percentual de processos concluídos, os que esta em andamento, entre outros. Facilitando a visualização do desempenho da organização.

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