O BPM (Business Process Management) possibilita padronizar processos corporativos e ganhar pontos de produtividade e eficiência e ainda servem para medir, analisar e aperfeiçoar a gestão do negócio dos processos de análise financeira de uma empresa.
O que é BPM?
O conceito de BPM surgiu há pouco
nos Estados Unidos, mas somente em 2003 começou a ser utilizado em grande
escala por organizações interessadas em novas ferramentas para a
implementação e controle de suas estratégias. BPM (Business Process
Management, ou Gestão da Performance Corporativa) é uma categoria de
sistemas focada em acompanhamento de performance.
O aparecimento do BPM aconteceu a
partir da onda de implementação dos sistemas integrados de gestão (ERPs)
nas grandes empresas privadas, no final da década passada (estão nessa
categoria produtos como SAP, Peoplesoft e seus similares nacionais
Microsiga, Datasul etc.). Os ERPs contêm uma infinidade de
regras,cuja alteração é custosa e demorada, requerendo pessoal
especializado, de TI. Já os BPMs extraem dos ERPs a administração dessas
regras e possibilitam aos analistas de processo fazer alterações sem
alterar a programação.
O BPM permite a análise,
definição, execução, monitoramento e administração de processos, incluindo
o suporte para a interação entre pessoas e aplicações informatizadas
diversas. Acima de tudo, ele possibilita que as regras de negócio
da organização, travestidas na forma de processos, sejam criadas e
informatizadas pelas próprias áreas de gestão, sem interferência das áreas
técnicas. A meta desses sistemas é padronizar processos corporativos e ganhar
pontos em produtividade e eficiência.
BPM – Business Process Management (Gerenciamento de processos de Negócio) tem como foco
aperfeiçoar os resultados das organizações através de melhorias dos processos
de negócio, alinhando os processos das organizações de acordo com as
necessidades dos clientes e procura obter a melhora dos processos
continuamente. Tornando as organizações mais eficientes, mais efetivas e com
maior capacidade de mudanças. Visando a Tecnologia da Informação a utilização
do BPM está se tornando bastante frequente nas organizações. Pois ele vem
melhorando os processos operacionais das empresas onde é implementando.
Processos operacionais são rotinas feitas no dia a dia da empresa. Os sistemas
BPM monitoram o andamento das rotinas (processos) de forma rápida e barata, de
forma que seja possível analisar e alterar as mesmas baseadas em dados reais.
Os sistemas BPM podem mostrar as rotinas que estão atrasadas dentro da organização,
quanto elas estão atrasadas, com qual frequência isso ocorre, o percentual de
processos concluídos, os que esta em andamento, entre outros. Facilitando a
visualização do desempenho da organização.
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