"A melhoria de processos é uma necessidade intrínseca para que as
organizações respondam às mudanças que ocorrem constantemente em seu ambiente
de atuação, bem como mantenham o nível competitivo de seus serviços (ANTUNES,
2006)."
O BPM (Business Process
Management) é uma metodologia que abrange diversos conceitos desde o desenvolvimento
de um plano de negócio ao controle gerencial da organização.
Baseia-se
em um conjunto de técnicas que
unifica Gestão de Negócios e Tecnologia da Informação, permite
modelar um processo existente, testar inúmeras variações, gerenciar melhorias
entre outros benefícios.
Ele suporta os processos de negócios utilizando métodos, técnicas e
softwares para
desenhar,
executar, controlar e analisar processos operacionais. Envolve humanos, organizações, aplicações, documentos e
outras fontes
de informação. O CBOK®,
principal livro de referências sobre a metodologia BPM,
o define como
“uma disciplina de gerenciamento e
um conjunto de
tecnologias que provê
suporte ao gerenciamento
por processo.
Com a aplicação do BPM nas organizações, reformula-se toda
a estrutura da organização, desde tarefas mais simples até as mais complexas, ele permite
modelar o processo existente, testar inúmeras variações,
gerenciar melhorias e/ou inovações que a
organização pretenda seguir e entregar os resultados
com rapidez.
O modelo de Smith e Fingar está entre os modelos mais modernos, orientados para a
metodologia BPM. E propõem um ciclo de vida dividido
em oito etapas: descoberta, modelagem, distribuição, execução, interação, controle, otimização e
análise
do processo.
O ciclo do BPM inicia com a criação de um plano estratégico que fornece uma direção para
assegurar
o alinhamento com a
estratégia da organização. Nessa fase também se definem metas, expectativas e metodologias.
Atualmente os
métodos têm avançado para ampliar a integração da
linguagem de processos com a
linguagem de tecnologia
da informação, e com isso o método BPMN (Business Process Modeling Notation) vem ganhando importância.
Ele é um padrão desenvolvido visando oferecer
uma notação de mais
fácil compreensão e utilização por
todos os envolvidos nos processos
de negócio.
No geral o BPM é um padrão de linguagem gráfica desenvolvido pelo
BPMI (Business Process Management Initiative)
e seu objetivo é disponibilizar uma notação que seja
compreensível para todos os tipos
de usuários.
ALUNO: João Vitor da Silva Pinto
R.A.: 517124
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