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quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Melhoria de Processos pelo BPM: Aplicação no Setor Público

"A melhoria de processos é uma necessidade intrínseca para que as organizações respondam às mudanças que ocorrem constantemente em seu ambiente de atuação, bem como mantenham o nível competitivo de seus serviços (ANTUNES, 2006)."

O BPM (Business Process Management) é uma metodologia que abrange diversos conceitos desde o desenvolvimento de um plano de negócio ao controle gerencial da organização. Baseia-se em um conjunto de técnicas que unifica Gestão de Negócios e Tecnologia da Informação, permite modelar um processo existente, testar inúmeras variões, gerenciar melhorias entre outros benefícios.
Ele suporta os processos de negócios utilizando métodos, técnicas e softwares para desenhar, executar, controlar e analisar processos operacionais. Envolve humanos, organizões, aplicações, documentos e outras fontes de informação. O CBOK®, principal livro de referências sobre a metodologia BPM, o define como uma disciplina de gerenciamento e um conjunto de tecnologias que provê suporte ao gerenciamento por processo.
Com a aplicação do BPM nas organizões, reformula-se toda a estrutura da organização, desde   tarefa mais   simple até   a mais   complexas, ele permite modelar o processo existente, testar inúmeras variações, gerenciar melhorias e/ou inovões que a organização pretenda seguir e entregar os resultados com rapidez.


O modelo de Smith e Fingar está entre os modelos mais modernos, orientados para a metodologia BPM. E propõem um ciclo de vida dividido em oito etapas: descoberta, modelagem, distribuição, execução, interação, controle, otimização e análise do processo.
O ciclo do BPM inicia com a criação de um plano estratégico que fornece uma direção para assegurar o alinhamento com a estratégia da organização. Nessa fase também se definem metas, expectativas e metodologias.


Atualmente os métodos têm avançado para ampliar a integração da linguagem de processos com a linguagem de tecnologia da informação, e com isso o método BPMN (Business Process Modeling Notation) vem ganhando importância. Ele é um pado desenvolvido visando oferecer uma notação de mais fácil compreensão e utilização por todos os envolvidos nos processos de negócio.
No geral o BPM é um pado de linguagem gráfica desenvolvido pelo BPMI (Business Process Management Initiative) e seu objetivo é disponibilizar uma notação que seja compreensível para todos os tipos de usuários.





ALUNO: João Vitor da Silva Pinto
R.A.: 517124



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