A Gestão de
Processos de Negócios ou BPM, com surgimento nos anos 90, é uma metodologia que
abrange conceitos desde o desenvolvimento até o controle gerencial do plano de
negócio da empresa. Ela se baseia em conjuntos de técnicas que unificam a
Gestão de Negócio e a TI com o objetivo de otimizar os resultados, tal otimização
feita por meio de melhoria e integração de processos, utilização métodos,
técnicas e softwares que desenham, executam, controlam e analisam processos
afim de suportar os processos de negócio da organização, e monitoramento do decorrer
dos processos de forma rápida com baixo custo e com fácil entendimento.
Há vários
modelos para se aplicar a metodologia BPM, a maioria deles se baseia em ciclos
de vida. Dois dos modelos mais modernos são o de Smith & Fingar (2007) e o
de Baldam (2009). Basicamente a principal diferença entre eles é a ênfase
aplicada em cada etapa.
O modelo de
Smith & Fingar é composto por oito etapas:
·
Descoberta;
·
Modelagem;
·
Execução;
·
Interação;
·
Controle;
·
Otimização;
·
Análise
do Processo;
Já o modelo
de Baldam é composto por apenas quatro etapas:
·
Planejamento;
·
Modelagem
e Otimização de Processos;
·
Execução
de Processos;
·
Controle
e Análise de Processos;
De forma simples e clara, a metodologia BPM, desenvolvida pela BPMI (Business Process Management Initiative), é uma ferramenta de gestão motivada pelo
foco no cliente, eficiência e eficácia, e que visa obter um desempenho
consistente para a organização.
Clique no link abaixo para saber mais sobre o tema BPM.
Aluno: Rodrigo Ribeiro Zacariotto
RA: 517093
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