Comunicação Ietec
A velocidade com que uma empresa atinge seus
objetivos é proporcional à consistência e eficácia dos seus processos. Esta é
uma das características das empresas de TI que conseguiram se manter em um
mercado altamente competitivo, marcado pela instabilidade econômica.
Para garantir este ideal de gestão de processos,
empresas vêm focando a atenção à modelagem de processos capaz de agregar um
conjunto de práticas e soluções que promovem a integração dos processos de
negócios com pessoas e sistemas dentro de um fluxo transparente de informações.
“A modelagem de processos é uma ação ordenada que
permite o completo entendimento da organização através da descrição e/ou
representação gráfica de seus processos, identificando claramente os recursos
(informação, pessoas, estrutura) necessários a sua execução e produtos
gerados”, explica Patrícia Brasil, coordenadora de projetos e analista de
negócios.
De acordo com a especialista a modelagem de
processos ainda, permite que a empresa trabalhe diariamente em cada uma das atividades
desenvolvidas, orientada para a obtenção de seus propósitos empresariais:
visão, missão e valores. A modelagem de processos é capaz de
disponibilizar aos gestores a informação correta para a tomada de decisão no
nível estratégico, gerenciar processos e garantir a coordenação das atividades
no nível operacional.
“O principal benefício da modelagem de processos
para uma empresa é a percepção de oportunidades de melhorias e de retorno
financeiro no negócio que modelagem nos apresenta”, garante Rogério Rezende,
chefe de manutenção da Comau.
De acordo com Patrícia Brasil, que também é
instrutora do Ietec, através da modelagem de processos, é possível identificar
todos os pontos fortes e fracos (gerenciais ou operacionais), permitindo que a
empresa atue sobre cada um deles de modo a minimizar ou maximizar seus efeitos.
Resultado: as organizações investem em uma busca
contínua da otimização de seus processos que caracteriza um diferencial
competitivo importante para o posicionamento da organização em seu mercado.
Benefícios também para o cliente. A modelagem de
processos permite que os riscos na elaboração de determinado serviço ou produto
sejam administrados com maior antecedência pelo prestador de serviço. Desta
forma, a maneira como o negócio é desenvolvido é aprimorado continuamente
(eficiência). Isto reflete na sustentabilidade e satisfação do cliente
(eficácia). “Quanto mais cedo a empresa estiver interligada internamente mais
eficiência ela terá para se ‘interligar’ ao seu cliente”, garante a instrutora.
Governança
Patrícia Brasil
explica que a diminuição do risco organizacional e a racionalização do uso dos
recursos proporcionados pela modelagem de processos contribui também para que
as organizações alcancem a governança de TI. Diante de tantos benefícios, a
modelagem de processos já é uma tendência nas organizações, ainda que a sua
adoção ocorra em diferentes graus de implementação. “Existe uma tendência clara
a substituir os preceitos da qualidade, que são baseados em conhecimentos por
feedback, pelo preceito da modelagem de negócios que trabalha com conhecimento
por ‘antecipação’", afirma a instrutora. Portanto, aos profissionais compete à
capacitação. “Cursos sobre Modelagem de Processos garantem uma visão ampla e
sistêmica de um assunto novo e atual, carente de referências nacionais”,
destaca o analista de sistemas da Totvs, Edson Belém.
Rodolfo Magalhães, 514318
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