Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Elimine o cargo de CIO. Crie o cargo de CIO

Elimine o cargo de CIO. Crie o cargo de CIO

Elimine o cargo de Chief Information Officer (C-Inf-O) e crie o cargo de Chief Innovation Officer (C-Inn-O). Em mercados altamente competitivos a inovação é a marca do sucesso. Inovação é arte de transformar hábitos. Vejas os exemplos dos Walkmans da Sony, da Internet, celulares e dos iPods da Apple (não confunda com melhoria contínua). Os atuais C-Inf-O gastam mais de 80% do seu tempo em atividades operacionais, suporte a sistemas e atendendo as demandas das áreas de negócios. Pressionados e exaustos pouco contribuem para a inovação, consequentemente seu prestigio e influência diminui nas organizações e acabam subordinados a um diretor corporativo. Não é à-toa que o tempo de um C-Inf-O nas empresas é de três anos. Por outro lado, as organizações precisam coordenar melhor suas iniciativas de inovação. Ações dispersas e desconexas não geram impacto no mercado para a transformação dos hábitos dos consumidores. Se a empresa não optou um profissional com um perfil muito técnico, o melhor candidato para posição de C-Inn-O é o C-Inf-O.

Empresas de sucesso e sustentáveis são aquelas que criam produtos para destruir seus próprios produtos. A P&G é um exemplo de organização inovadora. Cria produtos para concorrer com seus próprios produtos. Sobrevive aquele que tiver melhor desempenho ou que se adaptam a um mercado de nicho. Implantar uma cultura de inovação significa transformar a cultura da empresa. Deve ser natural para os funcionários pensar em destruir os produtos que estão trabalhando. Essa transformação de negócios deve ser acompanhada com dedicação, persistência, disciplina e paixão. Inovação vai muito além de processos de melhoria contínua de processos e produtos. Inovação significa mudar os hábitos dos consumidores e situações que nem eles conhecem ou desejam. Ou seja, perguntar para os consumidores o que eles querem é apenas uma pequena parte do processo de inovação.
Inovar é muito mais transpiração do que inspiração. Para inovar é necessário identificar tendências de hábitos dos consumidores e projetar produtos e serviços que convirjam para um desejo ainda não identificado. São aqueles produtos que quando lançados os tradicionais engenheiros de produtos se perguntam “porque não pensei nisso antes”. Esse é o ponto. Como pensar nisso antes. Os dados que mostram as tendências futuras estão disponíveis para todos. Dentro da empresa devem existir dados suficientes para “pensar nisso antes”.  Quem tem mais condições de cruzar e relacionar esses dados: o C-Inf-O. Entretanto, o pobre do C-Inf-O está imerso em problemas operacionais e satisfazendo em algum capricho de diretor, afinal ele tem que sobreviver. Acabe com essa função.
Crie a posição de C-Inn-O. O principal objetivo dessa posição é criar mecanismos para identificar tendências. Essa posição deve se reportar diretamente para o CEO, atuar em todas as áreas de negócio com liberdade e desenvolver programas de inovação para transformar a cultura da organização. Pode até acumular aqueles 20% que o C-Inf-O utilizava para desenvolver estratégias e planejamento de tecnologia.
E o que fazer com os 80% das atividades do C-Inf-O? Entregue-as para o CTO, Chief Technology Office. Algumas organizações já adotam uma estrutura organizacional onde o C-Inf-O e o CTO tem níveis hierárquicos iguais e funções bem definidas de apoio aos negócios e suporte a tecnologia e serviços de TIC.
Resumindo, elimine a posição de C-Inf-O da sua organização, crie a posição de C-Inn-O e passe as atividades operacionais de TIC para o CTO. Sua organização conseguirá maior capacidade para inovar, maior eficiência e menos desgaste com a área de TIC.
 Weslen Polizelli - 516445

13 comentários:

  1. Muito bom o texto. A empresa que não se inova e renova esta com certeza sujeito ao fracasso no mercado de hoje que esta sempre surgindo coisas novas, tendo que correr atrás para conseguir acompanhar a concorrência e os clientes.

    ResponderExcluir
  2. Analisando o texto, é possível concluir a importância de Chief Innovation Officer (C-Inn-O) nas organizações,inovando com eficiência e com menos gastos.Texto esclarecedor e interessante. Gostei!

    ResponderExcluir
  3. Bom texto abordando o conteúdo de sobrevivência no mercado aquele que tiver melhor desempenho, ou que se adaptar a um mercado de inovações vai muito além; mais são necessários processos de melhoria contínua de processos e produtos e para inovar é necessário identificar tendências de hábitos dos consumidores e projetar produtos e serviços que convirjam para um desejo ainda não identificado no mercado para que haja sucesso entre os concorrentes.

    ResponderExcluir
  4. Bom texto, Inovar é muito mais transpiração do que inspiração. Para inovar é necessário identificar tendências de hábitos dos consumidores e projetar produtos e serviços que convirjam para um desejo ainda não identificado. Hoje em dia quem tiver mais adaptado no mercado de trabalho está na frente dos concorrentes.

    ResponderExcluir
  5. Inovar é preciso. Acompanhar as tendências do mercado. O mundo corporativo está em constante mudança, sempre buscando oferecer melhores produtos e serviços.
    Em cargos dentro de empresas não é diferente.
    Texto importante.

    ResponderExcluir
  6. Acho que o texto ficaria melhor se não houvesse tantos pontos, isso deixa a ideia dividida em várias frases, o que não ajuda na leitura, mas acredito que não prejudique tanto também.
    Em relação ao conteúdo, o texto define bem a ideia que o titulo apresenta, mostra que com o C-Inn-O sua empresa será mais eficiente em questão de inovação e as funções que eram realizadas pelo C-Inf-O passariam a ser executadas pelo CTO.

    ResponderExcluir
  7. O texto aborda um assusto importante, embora o conteúdo ficasse um pouco difícil de entender. Mais o objetivo ficou claro, que as empresas que não inova e renova estará sujeito ao fracasso.

    ResponderExcluir
  8. O texto apresenta bem como é importante se manter no mercado, como o C-inn-O torna sua empresa eficiente. Sempre é bom inovar, buscar maneiras de fazer seus produtos melhores e com menos gastos possível.

    ResponderExcluir
  9. Nos tempos de hoje e preciso inovar, o publico alvo procura produtos novos, qualidade e designer inovador. Para inovar precisa-se de muito tempo e dedicação para acertar no produto final.

    ResponderExcluir
  10. O texto e muito bom, e é sempre importante ter novas idéias dentro de uma empresa, ter sempre inovação de novos conteúdos para que a empresa possa sempre estar crescendo a cada vez mais com novos investimentos mais também é preciso obter sucessos.

    ResponderExcluir
  11. Texto bem elaborado, relatando a importância da inovação dentro da organização. A empresa que não busca inovar esta fadada ao fracasso.

    ResponderExcluir
  12. Toda empresa precisa se renovar, Se continuar sempre mesma coisa nada vai mudar, e tudo precisa de mudanças , se nao a empresa só irá andar para traz .

    ResponderExcluir
  13. Um diretor de inovação é o principal responsável pela gestão do processo de inovação em uma organização, além de ser, em alguns casos, a pessoa que "origina novas idéias, mas também reconhece ideias inovadoras geradas por outras pessoas "

    ResponderExcluir