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domingo, 12 de outubro de 2014

GESTÃO DO CONHECIMENTO 


O conhecimento é o bem mais valioso que uma pessoa pode-se ter, e as empresas começaram a enxergar isto em seus funcionários, mais não é tão fácil assim quanto parece ser, pois a empresa precisa dar um voto de confiança aos seus funcionários ouvindo-os e deixando-os participar de forma ativa, com isso eles se sentem valorizados, pois estão participando, dividindo suas opiniões e se aprofundam em interesse em desenvolver suas respectivas funções.Por outro lado a empresa deixa de investir em processos e começa a investir em pessoas. A gestão do conhecimento custa muito caro, mais não tão caro quanto à estupidez e a ignorância de um funcionário, sai muito mais barato para a empresa investir na gestão do conhecimento aperfeiçoando seus funcionários, e vendo por outro lado, quanto custa para uma empresa perder um funcionário chave que sabe tudo dentro da empresa?Custa muito caro, então a empresa deve ponderar seus investimentos pensando nos dois lados da moeda. Aproveitar o que há de melhor em tecnologia permitirá há empresas um ótimo aproveitamento sobre os mesmo, mais para que isso funcione precisa ainda de um bom trabalho humano, ou seja, por traz de tudo isso, o trabalho humano ainda é forte para que isso aconteça, fazendo uma comparação entre os mesmo, seres humanos possuem uma qualidade e as máquinas possuem outras, as empresas só tem que ficar atenta em saber preservar essas qualidades mantendo o equilíbrio entre ambas, sabendo agregar as qualidades de ambos ao mesmo tempo, obviamente obterá bons resultados garantindo assim conhecimento de grande eficácia. A gestão do conhecimento é altamente política, é preciso saber convencer aos demais, e isso é um trabalho árduo, os gerentes teoricamente são os detentores de maiores conhecimentos com isso é preciso ter argumento e um pouco de política para convencer aos demais, e para isso é preciso ter há anos um acumulo de conhecimentos, ou seja, experiência. É claro que há muitas controvérsias, mas aquele que é esperto saberá que com conhecimento adquirido sempre terá uma vantagem sobre os outros. O gerente é preciso conhecer sobre grande parte dos processos com isso, o seu conhecimento é bem maior que aos demais, mais isso não pode elevar o ego do gerente, é preciso ponderar e enxergar que isto é aplicado para a qualidade, chegar a excelência e não como objeto de alimentação do ego e querer levarem vantagem sobre aos demais que possuem pouco conhecimento e a empresa fica responsável em monitorar de forma que esse conhecimento está sendo aplicado.É necessário mapear os modelos, as estratégias de mercado, fazer levantamentos e implementar esses modelos, colocar em praticas, com isso podendo projetar até o futuro quase certo com esses mapas.Se o conhecimento é algo muito valioso para que eu irei compartilhar meus conhecimentos? Pois é, isto é uma questão extremamente complicada, pois quem detém conhecimento raramente não se sente obrigado a compartilhar essas informações ou até mesmo usá-los, para isso que isso não ocorra, é preciso que quem possuem esses conhecimentos esteja motivado e tenha segurança em si próprio, muitas das vezes há empresas que até recompensam seus funcionários para que compartilhem seus conhecimentos, veja como o conhecimento é algo realmente muito valioso. Com conhecimento é possível melhorar os processos de trabalho, isto é possível, pois com o conhecimento permite nós analisar, reestruturar, fazer pesquisas de mercados, e em cima desses levantamentos podemos verificar onde há essas falhas, e aplicar uma melhora nesses processos, isto é ótimo para a empresa. Ter acesso ao conhecimento não é apenas o suficiente para o conhecimento é preciso atenção e aprofundar para chegar ao sucesso, é importante que se tenha uma boa relação e uma boa comunicação entre quem irá passar o conhecimento e quem irá receber o conhecimento, dessa forma nota-se que a cada passo que se dá percebe-se que o acesso ao conhecimento é apenas o começo. As tarefas da gestão do conhecimento são intermináveis, nunca pode achar que conhecimento que se possuem não há uma evolução, cada vez mais que passa é preciso adquirir mais e mais conhecimento, estar ligado as mudanças e se interagir, pois só assim você irá saber se melhorou ou piorou a situação, mas para avaliar isto é preciso conhecimento. É preciso possuir um contrato para quem possuem a gestão do conhecimento, imagine se um funcionário que conhece todas as partes de uma empresa resolva sair sem passar nenhum conhecimento para os demais, como ficaria a situação dessa empresa? Provavelmente que essa empresa não estaria mais no mercado. É preciso que esses conhecimentos sejam documentados para possível uso depois, a valorização do conhecimento é essencial em uma organização, pois não fica refém apenas de uma pessoa e assim o conhecimento se torna refém da empresa. 


Bruno Henrique do Nascimento - R.A. 517957






















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