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quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Knowledge Management (Gestão do Conhecimento)


Não é nenhum segredo que `o conhecimento é poder", e, portanto, não deve surpreender ninguém que a gestão do conhecimento é uma tarefa altamente política. Se o conhecimento é associado com o poder, dinheiro e sucesso, então ela também está associada.

 Alguns gestores criticam política e argumentam que eles só ficam no caminho. Mas os gerentes astutos do conhecimento irá reconhecer e cultivar a política. Eles vão fazer lobby para o uso e valor do conhecimento. Eles vão cultivar como os primeiros a adotar abordagens de gestão do conhecimento.

Muitas empresas estão começando a sentir que o conhecimento de seus funcionários é o seu bem mais valioso. Eles podem estar certos, mas alguns realmente começaram a gerir seus conhecimentos em larga escala. A gestão do conhecimento, até agora, foram abordados em cada uma um nível tecnológica filosófica ou, com pouca discussão.

Não está claro na maioria das organizações que detém ou tem direitos de uso para o conhecimento dos colaboradores. É o conhecimento de funcionários próprios ou alugados? É todo o conhecimento na cabeça dos funcionários da propriedade do empregador?

. Captura de conhecimento, ou seja, criação de documentos e documentos de passar para sistemas de computador.

. Agregando valor ao conhecimento através da edição, embalagens e poda.

. Desenvolver conhecimento de categorização e categorizar novas contribuições para o conhecimento.

. O desenvolvimento da tecnologia da informação e aplicações para a distribuição do conhecimento.

. Educar os funcionários sobre a criação, compartilhamento e uso do conhecimento.

Recursos de negócios-chave, como o trabalho e o capital têm funções organizacionais substanciais dedicados à sua gestão. O conhecimento não será bem gerido até que algum grupo dentro de um grupo que tem clara responsabilidade para o trabalho. Entre as tarefas que um grupo pode executar são a coleta e categorização do conhecimento que estabelece uma infraestrutura tecnológica orientada para o conhecimento e acompanhamento da utilização do conhecimento.

A função de gestão de conhecimento pode inspirar ressentimento e preocupação dentro da organização se pretende montar e controlar todo o conhecimento. O objetivo de tal organização deve ser apenas para facilitar a criação, distribuição e uso do conhecimento por outros. Além disso, os gerentes de conhecimento em si não devem implicar por suas palavras ou ações que são mais 'experiente' do que qualquer outra pessoa. 

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