Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

KNOWLEDGE MANAGEMENT


Um recurso estratégico tanto para a vida da empresa quanto para a das pessoas envolvidas com ela. A TI quando aliada a Gestão do Conhecimento hoje é diferente de antigamente, agora toda informação se transforma em conhecimento e é distribuída a todos os interessados.

Mas apenas acessar esse conhecimento não é suficiente, é necessário se aprofundar para obter sucesso e uma boa comunicação entre quem envia e quem recebe as informações é um fator importantíssimo na Gestão.


Sobre o gerente, o conhecimento que ele deve possuir é maior que os dos demais relacionados, não para aumentar seu ego pois é em relação as suas atitudes com outros funcionários que seu conhecimento é utilizado, novamente citando boa comunicação. As pessoas que estão sobre o comando do gerente precisam que ele passe uma imagem bem estruturada, afinal eles precisam ter confiança para suportar as decisões do gerente e acreditar que são a melhor escolha. Essas pessoas que levam o gerente e suas decisões adiante.

Os investimentos da empresa devem ser feitos de modo equilibrado, pensar sempre com pessimismo e otimismo para não se iludir ou desanimar com projeções futuras. Quando a empresa aproveita o que existe de melhor falando em tecnologia, é possível ter um ótimo aproveitamento mas não deve ser excluída a intervenção humana.

O conhecimento é a matéria prima mais valiosa para uma empresa, hoje quando se tem em vista as mudanças já ocorridas no cenário mundial como globalização da economia e os avanços tecnológicos pode-se confirmar essa informação. Informação quando compartilhada gera mais informação.

Cabe à Gestão do Conhecimento, utilizando as informações em posse da empresa, criar, identificar, integrar, recuperar e compartilhar essas informações. Para as empresas que adotam essa gestão, nota-se melhorias referente a agilidade e rapidez, mas é preciso manter as pessoas que possuem conhecimento na empresa, através de recompensas e outros meios de motivação.
Se cada pessoa proporcionar um pouco do seu conhecimento ao juntar toda a informação, é alcançado um conhecimento ainda maior.

Para uma empresa que identifica dentro de si a fonte de seu conhecimento existe a possibilidade de aumentar seu aproveitamento e tornar seu valor maior, por isso é necessário o gerenciamento desse conhecimento.

Aluno: João Vitor da Silva Pinto                                  R.A.: 517124

Nenhum comentário:

Postar um comentário