Gestão do Conhecimento (Knowledge Management)
Refere-se à
criação, identificação, integração, recuperação, compartilhamento e utilização
do conhecimento dentro da empresa. É conhecido, e considerado um sistema de
gerenciamento corporativo. Tendo em vista as mudanças ocorridas, como a
globalização da economia, o avanço tecnológico, o conhecimento tornou-se
valioso. As empresas passaram por três etapas: era industrial clássica, era
industrial neoclássica e era da informação. A Tecnologia da Informação aliada à
Gestão do Conhecimento torna-se um meio
e não um fim, para o sucesso de uma estratégia. Ao contrário do que acontecia
antigamente, em que as empresas guardavam seus conhecimentos a sete chaves, com
a Gestão do Conhecimento, toda informação deve ser transformada em conhecimento
e distribuída a todos interessados. O segredo está em divulgá-lo em toda organização,
e não mais detê-lo. O conhecimento passa a ser ativo da empresa, portanto
motivar, recompensar e reter as pessoas que têm conhecimento é um foco das
empresas bem sucedidas.Com a adoção do “KM”, um dos principais benefícios, além
de outros, é o melhor aproveitamento do conhecimento já existente na empresa. É
como se o próprio valor da empresa se tornasse maior a cada momento, em cada
ação bem sucedida de pessoas comprometidas. Agregando valores às pessoas e à
empresa.
A Gestão do Conhecimento é um valioso recurso estratégico
para a vida das pessoas e das empresas, que a médio e longo prazo colherá
frutos. A agilidade e rapidez passam a ser característica das empresas que adotam
o Knowledge Management. Constatado que a principal fonte de conhecimento já se
encontra na própria empresa, faz-se necessário o seu gerenciamento. Cada vez
mais, a Gestão do Conhecimento é uma realidade no mundo dos negócios, pois o
conhecimento numa empresa não a torna mais competitiva, e sim o seu gerenciamento
que faz a diferença. Com a Gestão do Conhecimento temos a “venda” do projeto
para todos os colaboradores; a importância do treinamento, a educação; todos
participantes ativos ou receptivos serão beneficiados pela estratégia; a
premiação, como forma de reconhecimento; e a comunicação clara, atingindo todos
os níveis afetados. A Knowledge Management vem de encontro com o capital
intelectual e a Tecnologia da Informação; sendo que precisamos reorganizar
esses valores, que muitas vezes se encontram dispersos. Trata-se de uma mudança
de comportamento para se agregar valores, o segredo está nas pessoas, nada mais
é que criação de valor.
Aluna:Letícia Cristina Dias de Vasconcelos RA:517094
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