A Gestão de Conhecimento, que tem como base criar,
identificar, integrar, recuperar, compartilhar e utilizar o conhecimento, está
sendo considerada o novo destaque na administração moderna. Porém esse recurso
a favor de muitas empresas não é algo que se possa comprar ou adquirir, mas que
está associado à prática, a uma conquista diária, onde através de estímulos a
busca e a agregação de conhecimento torna-se hábito, tanto dos colaboradores
individualmente como da organização como um todo.
Cada vez mais, a Gestão do Conhecimento é uma realidade no mundo dos negócios, pois o conhecimento numa empresa não a torna mais competitiva, e sim o seu gerenciamento que faz a diferença.
Para gerenciar conhecimento é fundamental a
valorização das pessoas, pois são elas que possuem o conhecimento genuíno,
aquele associado com técnica e prática, que quanto mais se compartilha e
pratica, mais cresce. Porém, muitas organizações sabem da necessidade de gerir
o conhecimento, mas ainda não sabem como trabalhar com esse processo, sendo
comum a dificuldade de muitas pessoas e organizações a saberem como lidar com
estes recursos adequadamente. Abaixo há dois itens que podem ajudar a
organização na gerência do conhecimento:
- Mapeamento do Conhecimento Organizacional: identificar o que cada colaborador domina e permitir que todos tenham acesso as informações fornecidas por ele.
- Estimular o Aprendizado: apresentar alternativas que incentivem o colaborador a participar mais da organização.
Muitos dos desafios empresariais
atuais podem ser resolvidos e muitas das oportunidades podem ser aproveitadas a
partir das práticas de Gestão do Conhecimento, estimulando aprendizagem em
todos os níveis das organizações.
A Gestão de Conhecimento tornou-se uma exigência do mercado e de metodologias de qualidade, sendo uma necessidade de todas as organizações. A consequência para as que não investem e estimulam o conhecimento é estar sempre atrás das demais organizações.
Rodrigo Ribeiro Zacariotto
517093
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