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quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Gestão do Conhecimento (Knowledge Management)



Nos últimos tempos, apesar de ser de maneira bastante lenta, as organizações começaram a perceber o valor precioso que o conhecimento representa para a empresa, e desta forma investir em conhecimento passou a não ser apenas um diferencial e sim uma necessidade, que gera a valorização dos patrimônios intangíveis da empresa. A valorização se obtém ao investir em Gestão do conhecimento, pode ser bem observado em casos de algumas grandes empresas, onde o valor de mercado da organização pode ser superado, e muito, o valor do patrimônio financeiro e físico (patrimônio tangíveis) acumulados.

Com isso, podemos dizer que a Gestão do Conhecimento é o processo sistemático de identificação, criação, renovação e aplicação dos conhecimentos que são estratégicos na vida da empresa, através dele à organização permite saber o que ela sabe.

Porém existem alguns desafios que surgem ao impôr a gestão de conhecimento dentro da empresa:
  • O primeiro é influenciar o comportamento do trabalhador, considerando o maior deles;
  • Fazer com que as lideranças da organização comprem a ideia;
  • Determinar como classificar o conhecimento;

No artigo Ten Principles of Knowledge Management and Four Case Studies (Dez Princípios da Gestão do Conhecimento e Quatro estudos de casos), de Thomas H. Davenport, ele cita 10 principios da gestão do conhecimento, que são:
  1. Gestão do conhecimento é cara.
  2. A Gestão eficaz do Conhecimento requer soluções híbridas de pessoas e tecnologia.
  3. Gestão do conhecimento é altamente política.
  4. Gestão do conhecimento requer gestores do conhecimento.
  5. Os benefícios da Gestão do conhecimento estão mais nos mapas do que nos modelos, mais nos mercados do que nas hierarquias.
  6. Compartilhar e usar conhecimento, frequentemente, são atos não naturais.
  7. Gestão do conhecimento significa melhorar os processos de trabalho do conhecimento.
  8. O acesso ao conhecimento é somente o começo.
  9. Gestão do conhecimento nunca termina.
  10. Gestão do conhecimento requer um contrato de conhecimento.

Ao implantar a gestão de conhecimento, também é necessário ter em mente que nada será para sempre, pois o conhecimento existente logo se torna obsolete, cabe então, a cada empresa o papel de estar sempre  inovando suas estratégias e sua base de conhecimento, para que desta forma possa sempre garantir a sua sobrevivência no mercado.

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