Nos últimos tempos, apesar de ser de maneira bastante lenta, as organizações começaram a perceber o valor precioso que o conhecimento representa para a empresa, e desta forma investir em conhecimento passou a não ser apenas um diferencial e sim uma necessidade, que gera a valorização dos patrimônios intangíveis da empresa. A valorização se obtém ao investir em Gestão do conhecimento, pode ser bem observado em casos de algumas grandes empresas, onde o valor de mercado da organização pode ser superado, e muito, o valor do patrimônio financeiro e físico (patrimônio tangíveis) acumulados.
Com isso, podemos dizer que a Gestão do Conhecimento é o processo sistemático de identificação, criação, renovação e aplicação dos conhecimentos que são estratégicos na vida da empresa, através dele à organização permite saber o que ela sabe.
Porém existem alguns desafios que surgem ao impôr a gestão de conhecimento dentro da empresa:
- O primeiro é influenciar o comportamento do trabalhador, considerando o maior deles;
- Fazer com que as lideranças da organização comprem a ideia;
- Determinar como classificar o conhecimento;
No artigo Ten Principles of Knowledge Management and Four Case Studies (Dez Princípios da Gestão do Conhecimento e Quatro estudos de casos), de Thomas H. Davenport, ele cita 10 principios da gestão do conhecimento, que são:
- Gestão do conhecimento é cara.
- A Gestão eficaz do Conhecimento requer soluções híbridas de pessoas e tecnologia.
- Gestão do conhecimento é altamente política.
- Gestão do conhecimento requer gestores do conhecimento.
- Os benefícios da Gestão do conhecimento estão mais nos mapas do que nos modelos, mais nos mercados do que nas hierarquias.
- Compartilhar e usar conhecimento, frequentemente, são atos não naturais.
- Gestão do conhecimento significa melhorar os processos de trabalho do conhecimento.
- O acesso ao conhecimento é somente o começo.
- Gestão do conhecimento nunca termina.
- Gestão do conhecimento requer um contrato de conhecimento.
Ao implantar a gestão de conhecimento, também é necessário ter em mente que nada será para sempre, pois o conhecimento existente logo se torna obsolete, cabe então, a cada empresa o papel de estar sempre inovando suas estratégias e sua base de conhecimento, para que desta forma possa sempre garantir a sua sobrevivência no mercado.
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