Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Interface Homem-Maquina

A interface faz parte do sistema computacional e determina como as pessoas operam e controlam o sistema. Quando a interface é bem projetada, ela é compreensível, agradável e controlável; os usuários se sentem satisfeitos e responsáveis pelas ações.
É fácil notar a importância do assunto, pois todos somos usuários de interfaces. Às vezes utilizamos sistemas e nem lembramos que existe uma interface, outras vezes, tudo que se quer é encontrar o botão de sair.
A interface homem-máquina é uma preocupação da indústria muito antes de se falar em interface de programas de computador. Existe muita experiência adquirida sobre o assunto, como por exemplo a utilização de mais de um perfil do operador (usuário) e níveis de conhecimento ou experiência (iniciante, intermediário e expert).
A tecnologia de construção de interfaces tem sido influenciada principalmente pelos seguintes fatores:
  1. Disseminação do uso de sistemas e equipamentos microprocessados;
  2. Aumento da complexidade dos sistemas;
  3. Preocupação com a qualidade do software dentro da característica de usabilidade ( conforme as definições da Norma ISO/IEC 9126-1 ).
O Projeto de Interface resulta de uma análise mais detalhada da mesma. Essa análise pode se dar através da especificação de requisitos, módulo de qualidades e perfil dos usuário. Nessa fase normalmente se considera a modelagem do diálogo (onde se encontra o projeto visual) e a modelagem dinâmica (tratamento dos eventos)
No início do processamento de dados, distingue-se basicamente as interfaces baseadas em caractere. Atualmente, a maioria das aplicações se utilizam das famosas interfaces gráficas – GUI ( Graphical User Interface ) e algumas já estão evoluindo o conceito deixando de ser voltadas a aplicação para se tornarem voltadas a objeto, utilizando as OUI ( Object User Interface ) e, paralelamente, com a crescente utilização da Internet, surgiram as WUI ( Web User Interface ) amplamente difundidas dentro da World Wide Web.
Todas essas amostras de interfaces são apenas uma pequena demonstração do desenvolvimento que ainda está por vir, ainda mais, considerando-se a crescente demanda por utilização de recursos de multimídia – a integração de textos, som (música, voz e ruído) e imagem (real, digitalizada, sintetizada; estática ou em movimento).

2 comentários:

  1. O assunto está sem o objetivo onde foi proposto em sala, o aluno não se preocupou em anexar a fonte de onde saiu o artigo descrito onde fica impossível analisar se o texto tem fundamento. E prévias observações nota-se probabilidade de que o texto aponta não ter descrito em base de pesquisas, no decorrer do artigo não se observa nenhum tipo de exemplo de aplicação, o aluno não se preocupou em alinhar o seu texto e também partiu para tipos de interfaces diferentes sem se preocupar em apresentar estas interfaces, discordando também que os desenvolvimentos estão por vir sendo que estes tipos de interface já existem.

    ResponderExcluir