CONTRIBUIÇÕES DE TIC PARA A ESTRATÉGIA
DE NEGÓCIOS
Há uma grande contribuição da tecnologia da informação e comunicação para a competitividade e o crescimento sustentável nas empresas, para que isso tenha sucesso é necessário que o negócio e o TIC falam a mesma língua, nesse mesmo aspecto é necessário que haja um alinhamento entre os dois preservando a criticidade do empreendimento e a prática de inovação. Analisando este conceito existe três questões polêmicas sobre tecnologia da informação e comunicação, analise-mos cada uma delas.
1 - A TIC muda realmente os conceitos básicos da estratégia de gestão?
R.: A natureza entre tecnologia e negócio são diferentes, enquanto a tecnologia cresce e inova numa velocidade muito rápido o negócio evolui de forma mais lenta trabalham de formam mais estático, visando isso uma empresa que foca muito só em tecnologia e ignoram o que é relativo a negócio tendem ao insucesso, para que a combinação das duas surja efeitos é preciso o apoio do alto escalão da empresa e fazer combinações estratégicas para chegar a um resultado extraordinário.
2 - A TIC gera efetivamente novos benefícios e vantagens competitivas para as empresas?
R.: A tecnologia ajuda muito, mais ela precisa ser vista com um direcionador para as estratégias de negócios e não como a solução de todos os problemas, geralmente o alto escalão não se envolve muito com as questões de tecnologias deixando apenas aos profissionais a responsabilidade da tomada de decisão em temas que precisam de atenção que podem até afetar o negócio.
3 - A disseminação da tecnologia não transforma a TIC numa commodity e desta forma reduzindo sua importância relativa?
R.: É uma questão complexa de se avaliar pois a tecnologia ao olhos do negócio pode se transformar em uma commodity, a alternativa seria a TIC se tornar uma transformadora em ações que mostram realmente sua contribuição ao negócio.
Toda e qualquer mudança requer aprendizado e deve ser evolutivo, uma TIC deve desenvolver aplicações inovadoras e não causam impacto à organização.As iniciativas da tecnologia são classificadas como capital da informação e são medidas da seguinte forma:
- Na melhoria continua da eficiência dos processos;
- Na gestão do relacionamento com os clientes e o valor que agrega;
- Na redução dos custos da cadeia de valor;
- Na melhoria da comunicação com os colaboradores, clientes, fornecedores e outros parceiros de negócio;
- Na melhoria do processo de tomada de decisão dos executivos e colaboradores;
- Na geração e na disponibilização de informações para a mensuração do desempenho empresarial;
- Melhoria dos processos internos, clientes e aprendizado e crescimento.
O desafio da TIC é mostrar que ela não tem apenas o papel de suporte nas organizações e sim sua capacidade de ser uma transformadora dentro das organizações e participar diretamente nas tomadas de decisões.
Bruno Henrique do Nascimento - R.A.: 517957
O objetivo é alinhar as estratégias de negócio, afim de utilizar a TIC para um bom desempenho na empresa.
ResponderExcluirPode-se entender como o TIC e o negócio precisam se entender, conversar mas sempre podendo manter um alinhamento entre ambos. O conteúdo mostra de maneira fácil de entender os principais pontos do capítulo, com uma explicação clara de cada um. Bom de ler, não cansa por ter palavras de entendimento geral sem muitas expressões da área.
ResponderExcluirConclusão que consegue eliminar dúvidas geradas durante a leitura. Muito bom.
Lendo o texto,notasse que os principais tópicos do capítulo foram abordados,mostrando que a tecnologia da informação e a comunicação são muito importantes para os negócios e o TIC nas organizações.Texto de fácil entendimento,gostei!.
ResponderExcluirAnalisando o texto, é possível concluir a importância da TIC dentro das organizações, com isso acredito que a tendência é que cada vez mais ela esteja presente nas organizações, devido as possibilidades imensuráveis que ela pode trazer nas tomadas de decisões, que pode ser um fator decisivo no sucesso da organização.
ResponderExcluirTexto bem elaborado, e a maneira que foi montado(através de questões) possibilita um melhor entendimento.
TIC se posicionar na empresa como uma unidade de negócios. O plano deve ser desenvolvido para várias audiências: áreas de negócios, alta gerência e para a própria TIC. As áreas de negócios o plano deve mostrar o alinhamento da TIC com os principais projetos das áreas e ajustar as expectativas de entrega. E a alta gerência o plano deve apresentar em linguagem direta o alinhamento de TIC com os principais desafios da empresa e o modelo de governança que garantirá a execução do plano. E que a área de TIC o plano deve mostrar o inventário de recursos dos sistemas, tecnologia e organização.
ResponderExcluirTIC é utilizar uma matriz de valor focada em duas dimensões: criticidade do empreendimento e a prática de inovação.
ResponderExcluirTexto bem elaborado, esclarecendo qualquer duvida. É possível analisar sem sombra de duvidas que a importância da TI dentro das organizações é fundamental, não somente pela informação, mas sendo alavanca de crescimento e sucesso nas tomadas de decisões. Gostei!
ResponderExcluirA TIC não é apenas um suporte nas organizações ela tem capacidade de transformar e participar diretamente em uma decisão em uma organização
ResponderExcluirO texto que é abordado em forma de perguntas e respostas foi uma boa jogada pois expõe fatos importantes sobre oque o TIC faz e no que ele deve ser usada.
ResponderExcluirTodos sabem que hoje em dia é muito importante o uso de TIC nas empresas, sendo que o seu uso tem como objetivo auxiliar os colaboradores a escolher o melhor caminho e tomar as melhores decisões para seu negócio. Lembrando sempre que o uso das TICs não é garantia de sucesso e nem resolução total dos problemas. Texto bem organizado de fácil compreensão.
ResponderExcluirTIC nas empresas tem o objetivo de auxiliar melhor nas tomadas de decisões, vale lembrar que não é auxilio de decisões concretas.
ResponderExcluirO texto mostra a importância do TIC e levantando pontos importantes. O TIC com certeza será cada vês mais crescente nas empresas.
ResponderExcluirO texto mostra de forma simples e objetiva a importância do TIC nas empresas, para auxiliar as tomadas de decisões e as soluções dos problemas. Texto bem estruturado e com isso facilita o entendimento.
ResponderExcluir"O desafio da TIC é mostrar que ela não tem apenas o papel de suporte nas organizações e sim sua capacidade de ser uma transformadora dentro das organizações e participar diretamente nas tomadas de decisões."
ResponderExcluirTrecho do final do texto.
A resposta está entre o mesmo.
Muito bom.
Apesar de alguns erros ortográficos o artigo foi bem escrito e não há dificuldade na leitura.
ResponderExcluirSobre o conteúdo, o texto mostra que se uma empresa não conseguir conciliar o TIC e o negócio dificilmente, ela irá ter sucesso. Com a conciliação dos dois itens citados é possível fazer com que o TIC deixe de ser apenas suporte para a empresa e atue como apoio na tomada de decisões.
Excelente texto! Nós mostra com clareza a importância do TIC dentro das organizações, e como isso pode ajuda as empresas crescerem.
ResponderExcluirArtigo redigido de forma complexa, informações claras e objetiva. A TI tem uma grande influência sobre uma empresa principalmente na tomada de decisões, porém ela não resolve tudo. A gerencia e o empreendedorismo age junto para o crescimento e o desenvolvimento do negócio.
ResponderExcluirO texto citado acima mostra o quanto é importante o TIC nas empresas para as suas novas renovações com uma boa organização nas tomadas de decisões para se obter um bom desempenho dentro da empresa.
ResponderExcluirO texto mostra que sem o Tic nas empresas, As empresas nao iriam adiquirir nenhuma renovação , ou seja as empresas nao iriam crescer.
ResponderExcluir