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terça-feira, 4 de novembro de 2014

Interface homem-máquina (IHM)

Interface homem-máquina (IHM)

Uma interface apoiada por computador - na verdade, uma interface de uso - também conhecida como interface homem-máquina (IHM) é a parte de um programa de computador que se comunica com o usuário. O termo interface de usuário é definido como "todas as partes de um sistema interativo (de software ou hardware) que fornecem informações e controle necessários para que o usuário realize uma determinada tarefa com o sistema interativo." A interface de usuário / interface homem-máquina (IHM) é o ponto de ação no qual o ser humano está em contato com a máquina. O exemplo mais simples é um interruptor de luz: Não se trata de um humano ou de uma "máquina" (a lâmpada), mas de uma interface entre os dois. Para que uma interface homem-máquina (HMI) seja utilizável e faça sentido para as pessoas, deve ser adaptada às suas necessidades e habilidades. Por exemplo, programar um robô para acender a luz seria complicado demais, e um interruptor no telhado não seria prático para uma luz no porão.

A interface de usuário também permite ao operador, em determinadas circunstâncias, ir além da operação da máquina e observar o estado do equipamento, bem como interferir no processo. As informações são fornecidas por meio de painéis de controle, com luzes sinalizadoras, campos de indicação ou botões, ou através de software, utilizando um sistema de visualização executado em um terminal, por exemplo. No caso de um interruptor de luz, o feedback visual vem da impressão de luz com o interruptor ligado e escuridão com o interruptor desligado. A cabine do motorista em um carro também exibe inúmeras interfaces de usuário: dos controles (pedais, volante, botões e hastes indicadoras, etc.) às informações visuais sobre a "máquina", no caso o carro (indicação de velocidade, distância, estação de rádio, sistema de navegação, etc.).

Nos produtos com ciclo de vida longo, as interfaces homem-máquina (IHM) tem sido otimizada ao longo dos anos. Hoje em dia, não temos nos aparelhos de reprodução de áudio e vídeo dois botões que eram comuns nos anos 80. A função de saltar para a faixa anterior ou para a faixa seguinte foi integrada nos botões de avanço rápido e retrocesso. Para fazer isso, a interface de usuário tornou-se mais complexa, uma vez que cada um dos botões agora tem duas funções. Para os desenvolvedores das interfaces de usuário, tais reduções têm uma função fundamental: o acesso a uma máquina complexa através de poucos controles pode tornar mais simples a operação básica. Contudo, geralmente não atende às necessidades mais complexas. Nos sistemas operacionais altamente complexos dos computadores modernos, esses objetivos divergentes são atendidos por meio da utilização de duas categorias de interfaces de usuário / interfaces homem-máquina (IHM), A primeira mostra ao usuário os ícones rotineiros, como a lixeira, as pastas, etc. Estes podem ser compreendidos e operados imediatamente, sem necessidade de treinamento. Por exemplo: clicar em um link abre um website. A segunda permite utilizar a interface de linhas de comando para acessar o sistema de computador em um nível mais profundo. Porém, exige uma grande quantidade de aprendizado.




Nome: Felippe Victorino Ribeiro     RA: 517643

2 comentários:

  1. O TEXTO FUGIU UM POUCO DO PROPOSTO,
    POIS RELATOU O IHM EM FORMAS GERIAS
    E NÃO PARA UTILIZAÇÃO NAS EMPRESAS,
    SOMENTE A FIGURA RELATOU SOBRE ISSO
    E TAMBÉM HÁ DOIS TAMANHOS DE FONTES
    NO TEXTO.

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  2. REALMENTE UM TEXTO FORA DO PADRÃO DE FONTES, ORGANIZAÇÃO DAS LINHAS, NÃO ORDENO O TEXTO. CLARAMENTE ESTA FORA DE SENTIDO.

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