Interface homem-máquina
(IHM)
Uma interface apoiada por computador - na verdade, uma
interface de uso - também conhecida como interface homem-máquina (IHM) é a parte de um
programa de computador que se comunica com o usuário. O termo interface de
usuário é definido como "todas as partes de um sistema interativo (de
software ou hardware) que fornecem informações e controle necessários para que
o usuário realize uma determinada tarefa com o sistema interativo." A
interface de usuário / interface homem-máquina (IHM) é o ponto de ação no qual
o ser humano está em contato com a máquina. O exemplo mais simples é um
interruptor de luz: Não se trata de um humano ou de uma "máquina" (a
lâmpada), mas de uma interface entre os dois. Para que uma interface
homem-máquina (HMI) seja utilizável e faça sentido para as pessoas, deve ser
adaptada às suas necessidades e habilidades. Por exemplo, programar um robô
para acender a luz seria complicado demais, e um interruptor no telhado não
seria prático para uma luz no porão.
A interface de usuário também permite ao operador, em
determinadas circunstâncias, ir além da operação da máquina e observar o estado
do equipamento, bem como interferir no processo. As informações são fornecidas por meio de painéis de controle, com
luzes sinalizadoras, campos de indicação ou botões, ou através de software,
utilizando um sistema de visualização executado em um terminal, por exemplo. No
caso de um interruptor de luz, o feedback visual vem da impressão de luz com o
interruptor ligado e escuridão com o interruptor desligado. A cabine do
motorista em um carro também exibe inúmeras interfaces de usuário: dos
controles (pedais, volante, botões e hastes indicadoras, etc.) às informações
visuais sobre a "máquina", no caso o carro (indicação de velocidade,
distância, estação de rádio, sistema de navegação, etc.).
Nos produtos com ciclo de vida longo, as interfaces homem-máquina (IHM) tem sido otimizada ao longo dos anos. Hoje em
dia, não temos nos aparelhos de reprodução de áudio e vídeo dois botões que
eram comuns nos anos 80. A função de saltar para a faixa anterior ou para a
faixa seguinte foi integrada nos botões de avanço rápido e retrocesso. Para
fazer isso, a interface de usuário tornou-se mais complexa, uma vez que cada um
dos botões agora tem duas funções. Para os desenvolvedores das interfaces de
usuário, tais reduções têm uma função fundamental: o acesso a uma máquina
complexa através de poucos controles pode tornar mais simples a operação
básica. Contudo, geralmente não atende às necessidades mais complexas. Nos
sistemas operacionais altamente complexos dos computadores modernos, esses
objetivos divergentes são atendidos por meio da utilização de duas categorias de interfaces de usuário / interfaces homem-máquina (IHM),
A primeira mostra ao usuário os ícones rotineiros, como a lixeira, as pastas,
etc. Estes podem ser compreendidos e operados imediatamente, sem necessidade de
treinamento. Por exemplo: clicar em um link abre um website. A segunda permite
utilizar a interface de linhas de comando para acessar o sistema de computador
em um nível mais profundo. Porém, exige uma grande quantidade de aprendizado.
Nome: Felippe Victorino Ribeiro RA: 517643
O TEXTO FUGIU UM POUCO DO PROPOSTO,
ResponderExcluirPOIS RELATOU O IHM EM FORMAS GERIAS
E NÃO PARA UTILIZAÇÃO NAS EMPRESAS,
SOMENTE A FIGURA RELATOU SOBRE ISSO
E TAMBÉM HÁ DOIS TAMANHOS DE FONTES
NO TEXTO.
REALMENTE UM TEXTO FORA DO PADRÃO DE FONTES, ORGANIZAÇÃO DAS LINHAS, NÃO ORDENO O TEXTO. CLARAMENTE ESTA FORA DE SENTIDO.
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