Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

CONDUZIR E PARTICIPAR DE PROCESSOS DE NEGOCIAÇÃO


O processo de negociação
Segundo Raiffa (1982, p. 7) "Negociação é um processo de tomada de decisão conjunta. O significado original da palavra é simplesmente fazer negócios, mas negociação é também a atividade central na diplomacia, na política, na religião, no direito, e na família." O processo de negociação é mais amplo e vai além dessas definições.
Estratégias de negociação
As negociações podem ser conduzidas de duas maneiras. A primeira, do tipo ganha-ganha, baseada em interesses. O tipo ganha-ganha é a negociação baseada na ação cooperativa ou colaborativa. Na outra forma de negociar, a do tipo ganha-perde, que é a negociação baseada na ação competitiva onde prevalece a conduta de desmerecimento de propostas do lado oposto, considerando apenas as vantagens de um lado só.
 Características da negociação competitiva e do negociador competitivo
negociar de forma competitiva não significa necessariamente antagonismo; é simplesmente uma forma aceita pela sociedade de encontrar o limite do outro negociador.
Ainda assim a negociação competitiva é fortemente caracterizada pelo uso de informações por seus negociadores como arma para ser obter vantagens na negociação com intuito de se extrair o máximo possível de concessões da outra parte.
Nas negociações competitivas são evidenciadas a capacidade, competência, tática e poder dos negociadores.
Os Desafios e a implementação da negociação competitiva
Desta forma, como conduzir negociações competitivas?
A resposta está na capacidade de ser diferente, criativo, sabendo mostrar isto numa linguagem mais clara e objetiva. Novas atitudes, nova visão do mundo e melhor controle das emoções nunca foram tão importantes na condução das negociações e na compreensão das ações, reações e decisões de quem se encontra sentado do outro lado da mesa.
A preparação consiste basicamente em estabelecer os objetivos a serem alcançados, em coleta de informações, na negociação interna e em sua própria preparação para negociar. Esta fase é denominada de fase de teste e é intermediária entre a abertura da negociação e a fase seguinte.
O objetivo principal desta fase é descobrir os interesses da outra parte no processo de negociação e influenciá-la neste processo. A etapa seguinte, a da convicção, é a fase central do processo de negociação e é a fase mais tensa. Essa etapa exige máximo de criatividade e controle emocional dos negociadores para que a negociação tenha um bom desfecho. O objetivo central dessa etapa é obter o máximo de movimentação da outra parte. A partir daí, tem-se início a quinta etapa que é a do fechamento da negociação. É nessa etapa das negociações que se garante o comprometimento das partes. É importante que nesta etapa sejam contabilizados os ganhos e as perdas obtidos durante a negociação.
O negociador pode fechar a negociação  usando apenas uma tática, a do poder, por exemplo.  Quanto mais conhecimento  preparação, convicção o negociador souber aplicar mais chances favoráveis ao bom desfecho do negocio terá principalmente nas negociações competitivas.

http://blog.newtonpaiva.br/pos/e7-ad08-negociacao-como-conduzir-negociacoes-competitivas/

 Alexandre Bretanha 517132



Um comentário:

  1. Texto bem explicativo, porém contém vários links em toda sua narrativa o que leva a entender que se trata de um clássico control c,v. No texto em questão ainda contém alguns erros de português, como começo de frase com letra minúscula.

    ResponderExcluir